Produção industrial avança em janeiro, na comparação interanual

Por Leonardo Mello de Carvalho

O Indicador Ipea de Produção Industrial prevê uma alta de 2,1%, em janeiro de 2017, frente ao mesmo mês do ano anterior, no resultado da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) do IBGE. Seria o primeiro resultado positivo em 34 períodos. Já na comparação com dezembro de 2016, na série dessazonalizada, a expectativa é de estabilidade.

Em relação aos indicadores coincidentes da produção industrial, o desempenho exibido na comparação entre janeiro e dezembro, na série dessazonalizada, foi bastante heterogêneo (ver tabela). Por um lado, a produção de automóveis, de acordo com os dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), registrou queda na margem, recuando 14,4%. Este resultado sucedeu dois meses de forte crescimento, quando o setor acumulou ganho de 43%. O volume de tráfego de carga em estradas com pedágio também caiu em janeiro, com recuo de 2,3%, segundo a Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR).

Por outro lado, outros indicadores apresentaram desempenho positivo no primeiro mês de 2017. Entre os destaques, a produção de aço registrou avanço de 11,5%, segundo o Instituto Aço Brasil. Além disso, na Pesquisa Sondagem da Indústria de Transformação, da FGV, houve melhora tanto no indicador de confiança do empresário (5,1%) quanto no nível de utilização de capacidade (1,7 ponto percentual). Por fim, a Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO) indica que a venda de papel e papelão avançou 0,5% ante o mês de dezembro. Na comparação entre janeiro de 2017 e o mesmo período de 2016, o desempenho positivo foi generalizado.

170223_tabela_indicador_ipea_producao_industrial_jan_17

Acesse aqui a tabela dos Indicadores Coincidentes da Produção Industrial



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *