Publicações

Ex-diretora do Ipea assume secretaria no Ministério da Saúde

O ministro Alexandre Padilha definiu no início de março os secretários que o acompanharão na gestão do Ministério da Saúde. Entre os nomes anunciados está o da pesquisadora Fernanda De Negri, escolhida para comandar a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Sectics).

De Negri é formada em economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com mestrado e doutorado também em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi assessora econômica do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e chefe da Assessoria de Acompanhamento e Avaliação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), além de diretora, por duas vezes, da Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais, de Inovação, Regulação e Infraestrutura (Diset) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), onde é pesquisadora desde 2004, tendo coordenado diversos trabalhos sobre produtividade e inovação no setor produtivo brasileiro.

A pesquisadora foi uma das idealizadoras do Centro de Pesquisas em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) do Ipea, tendo publicado diversos livros e artigos sobre inovação, ciência e tecnologia (C&T), e produtividade e saúde, com ênfase em políticas públicas para a C&T. Seu livro “Produtividade no Brasil: desempenho e determinantes” foi finalista do prêmio Jabuti, na área de economia, em 2015. 

Nos últimos dois anos, como diretora da Diset/Ipea, esteve à frente do projeto "O desenvolvimento tecnológico da indústria brasileira de saúde: precificação de tecnologias e avaliação de políticas de desenvolvimento do complexo industrial da saúde", no âmbito do qual foi publicado o livro Tecnologias e preços no mercado de medicamentos, lançado em novembro de 2024.