Publicações

Mapeando a economia de plataformas

Pesquisadores propõem metodologia para identificar e localizar empresas de plataforma digital com técnicas de inteligência artificial

Identificar empresas que operam como plataformas digitais tem se mostrado uma tarefa desafiadora devido à natureza complexa dessas organizações. A maioria dos estudos que utiliza as demarcações usuais de atividades econômicas obtém identificações incompletas, em virtude da tendência inerente das plataformas digitais de ultrapassar os limites setoriais tradicionais.

Para preencher essa lacuna de conhecimento, os pesquisadores Leonardo Costa Ribeiro, do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Victo Silva, do Interdisciplinary Research Hub on Digitalization and Society (iHub) da Universidade Radboud, nos Países Baixos, e Tulio Chiarini, analista em Ciência e Tecnologia do Centro de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (CTS-Ipea), propõem uma metodologia inovadora baseada em técnicas de Processamento de Linguagem Natural (PLN) para a identificação sistemática de empresas de plataforma digital em escala global. 

Os resultados foram publicados em fins de março na revista científica Quality & Quantity. Para acessá-los na íntegra, clique aqui.