Publicações: Luciano_Sant_anna_da_Silva.pdf
Assunto principal: Assunto 1
Autor(es): Ana Cristina de Faria (orientadora), Luciano Sant’Anna da Silva

O tema Sustentabilidade é mais bem compreendido em situações em que os indivíduos alcançam um maior patamar de escolaridade. Nos cursos de Administração de Empresas o tema tem sido abordado; porém, não necessariamente, em uma disciplina específica; mas sim, de maneira fragmentada, em diversas disciplinas do curso. O objetivo deste trabalho é avaliar a influência do conhecimento sobre Sustentabilidade dos alunos do curso de Administração de Empresas de uma universidade privada paulista em suas atitudes, comportamentos e consumos sustentáveis. Metodologicamente, esta pesquisa é uma pesquisa de métodos mistos, com o uso de múltiplas fontes de evidência. A pesquisa foi subdividida em duas etapas. A primeira buscou, por meio de pesquisa bibliográfica sobre Sustentabilidade identificar as variáveis constituintes dos constructos “Nível de Conhecimento sobre Sustentabilidade” - em suas três dimensões (ambiental, social e econômica), “Atitude Sustentável”, “Comportamento Sustentável” e “Consumo Sustentável” no intuito de estruturar o instrumento de pesquisa sobre Sustentabilidade no Ensino Superior de Administração. A segunda etapa buscou, por meio do método quantitativo, compreender as relações entre as variáveis determinantes e os constructos, validar estatisticamente os constructos e determinar a influência do nível de conhecimento sobre Sustentabilidade, em cada uma de suas dimensões, na atitude, comportamento e consumo dos alunos, com suas visões, crenças e atitudes. Com base na resposta de 131 alunos, foi possível concluir que estes compreendem a maneira com que a Universidade aborda a temática Sustentabilidade e, também conseguem identificar o ensino do tema, mesmo não havendo uma disciplina específica sobre o tema. Os respondentes concordam que a disseminação do conhecimento, bem como o enraizamento de crenças e valores sustentáveis são fatores relevantes. Constatou-se, por meio da Modelagem de Equações Estruturais que há influência entre o conhecimento de cada uma das dimensões do Triple Bottom Line no conhecimento sustentável, assim como do conhecimento sustentável na atitude, no comportamento e no consumo dos alunos; contudo, não se confirmou a influência da atitude no consumo. Esta dissertação contribui, tanto para o meio acadêmico quanto para a sociedade, no sentido de propor à Universidade pesquisada, bem como a outras públicas ou privadas, que incluam em seu PPC algumas intervenções, - tanto por meio da ampliação das linhas pesquisas voltadas à Sustentabilidade quanto na realização de atividades de extensão com foco nesta temática, que visem à transformação das atitudes sustentáveis em comportamentos e práticas sustentáveis dos alunos, agindo como cidadãos.