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GC é um método gerencial que surgiu em meados da década de 1990. No final do Século XX, chegou a ser confundida, por alguns, como mais um modismo gerencial. No entanto, neste início do Século XXI, a GC é, cada vez mais, vista como uma maneira sólida de agregar valor às empresas por meio de um ativo intangível ainda insuficientemente explorado: o conhecimento coletivo dos colaboradores da organização. Inicialmente, apenas grandes empresas multinacionais do Ocidente implementam a GC.

Hoje, este método gerencial pode ser observado, de maneira crescente, em pequenas e médias empresas ao redor do mundo. No setor público, a Agência Espacial Americana (NASA), a Agência Espacial Européia (ESA), o Exército dos Estados Unidos da América e as Forças de Defesa da Irlanda são consideradas organizações de referência na área de GC.

De forma abreviada, pode-se dizer que a Gestão do Conhecimento é:

  • Como você gerencia sua organização para que o conhecimento tenha impacto sobre o desempenho. Em outras palavras, é administrar como com foco no conhecimento;
  • É uma forma sistemática de aprender, assim como de identificar, capturar, criar, armazenar, compartilhar e utilizar o conhecimento essencial da organização; e
  • Deve fazer parte da maneira de pensar e trabalhar das pessoas no dia-a-dia.

O sistema de GC é a estrutura de papéis e responsabilidades, processos, tecnologia e governança colocados em prática para institucionalizar a Gestão do Conhecimento. Ele serve de apoio para melhorar o desempenho organizacional e o processo de tomada de decisões. Implementar a GC é como você planeja e implementa o sistema de Gestão do Conhecimento.