- Publicações: Belquis_O_Meireles_2016.pdf
- Assunto principal: Assunto 1
- Autor(es): Belquis Oliveira Meireles, Elizandra da Silva (orientadora)
A Gestão do Conhecimento [GC] tem sido reconhecida como um recurso estratégico indispensável para o sucesso das organizações na atual sociedade, baseada no conhecimento. Conquanto, propor a implantação de um programa de GC em uma instituição de ensino pública multicampi é um considerável desafio, pois exige que sejam respeitadas as especificidades deste modelo organizacional, bem como que se conheça de que modo o ciclo do conhecimento evolui em seus diversos contextos de interação. A literatura recomenda que iniciativas ligadas ao conhecimento comecem com um programa piloto, sendo mais indicado que se iniciem a partir de um setor da organização. Por esta razão, este estudo teve como objetivo propor um plano de implantação da GC no Instituto Federal do Paraná [IFPR], a partir das Diretorias de Planejamento e Administração [DPA] de seus campi. Trata-se de um estudo de caso único, com abordagem qualitativa, concretizado em duas fases: uma descritiva e outra aplicada. A fase descritiva contemplou dois tipos de diagnósticos: o primeiro pesquisou quais os fatores críticos de sucesso ao ciclo de evolução do conhecimento nos contextos de interação das diretorias objeto de estudo; o outro, quais os mecanismos, os sistemas e as práticas de GC ou presentes nas DPA ou necessários a estas. Nessa etapa, utilizou-se, como fontes de informações, entrevistas semiestrutudadas e documentos. No processo de análise dessa fase, empregou-se a técnica de análise de conteúdo, com o auxílio do software NVivo® 11. Os resultados do primeiro tipo de diagnóstico fatores críticos de sucesso demonstraram que as atividades das DPA são permeadas por diversos contextos de interação em que cada um deles possui distintos aspectos, agindo ou como facilitadores ou como barreiras ao ciclo de evolução do conhecimento. Entre os fatores facilitadores, pode-se citar, por exemplo, a predominância do respeito, da confiança e da colaboração entre os servidores das DPA dos campi. Entre as barreiras, alude-se a falta de um padrão de comunicação institucional, a ineficiência dos fluxos, da explicitação do conhecimento e da atualização da base de dados institucional e a dificuldade das Pró-Reitorias em estabelecer diretrizes adequadas para os trabalhos das DPA. Os resultados do segundo tipo de diagnóstico mecanismos, sistemas e práticas de GC evidenciaram que, embora não hajam práticas de GC estruturadas, a organização tem o potencial de implantá-las, uma vez que já trabalha com diversos mecanismos e sistemas de GC que podem apoiá-las. Na segunda fase deste estudo - aplicada - propôs-se um plano para a implantação da GC no IFPR a partir das DPA de seus campi. Sugeriram-se, também, iniciativas para a eliminação/redução das barreiras à GC diagnosticadas. E, por fim, propôs-se a instituição de práticas de GC adequadas ao caso estudado. Este trabalho traz duas contribuições para a academia. Uma delas mostra que, nas IES públicas multicampi, o ciclo de evolução do conhecimento organizacional pode ocorrer de diferentes formas, em cada um de seus contextos de interação. A outra contribuição ocorre ao permitir que o plano de implantação proposto seja utilizado por outras IES públicas multicampi. Como contribuição para a prática, tem-se a proposta de um plano de implantação da GC no IFPR no qual este trabalho já adiantou algumas ações.