ONO Mulheres ofereceu em Roraima vários serviços e treinamentos para mulheres refugiadas e em situação vulnerável

 

 

Atuando na resposta humanitária em Roraima, a ONU Mulheres, com financiamento do Fundo Central da ONU de Resposta de Emergência, ofereceu diversos serviços e treinamentos para mulheres refugiadas, migrantes e solicitantes de refúgio em Boa Vista, entre novembro de 2018 e março de 2019.

O trabalho da agência teve como foco ajudar a população que se encontra em situação de maior vulnerabilidade, como mulheres em situação de rua, com problemas de saúde e deficiências, com um familiar doente ou em risco de exploração sexual e/ou tráfico.

Uma das mulheres alcançadas foi Briggitte Jimenez, venezuelana de 49 anos. Jimenez chegou a Boa Vista em fevereiro de 2019, depois que o programa de saúde público venezuelano cortou a oferta de tratamento contra o câncer no país. Seu filho de 17 anos tinha câncer no estômago. Ela deixou seus três outros filhos na Venezuela na esperança de salvar o mais velho.

Oficinas de empoderamento em Roraima

Através da parceria firmada entre a Defensoria Pública de Roraima, a Universidade Federal de Roraima, setor privado e agências da ONU, as oficinas alcançaram 1.148 mulheres e 177 homens. Os temas eram decididos com base no que as mulheres mais precisavam: resolução de conflitos, qualificação profissional, empreendedorismo, aulas de culinária e artesanato, e conversas com homens sobre não-violência e responsabilidades compartilhadas.

Gabriela Avila, refugiada venezuelana de 33 anos, instruiu Briggitte Jimenez e outras 107 mulheres em habilidades que ela também teve que aprender – como economizar, gastar e investir a ajuda financeira recebida.

Nos três primeiros meses de 2019, 609 mulheres foram apoiadas em Boa Vista pela equipe multidisciplinar da ONU Mulheres, composta por psicólogas, assistentes sociais e advogado.

Após a triagem, 67 mulheres tiveram tratamento psicológico gratuito, 77 receberam aconselhamento jurídico e 443 obtiveram dinheiro de emergência para empregar em suas necessidades urgentes.

A Coordenadora de Apoio Psicossocial da ONU Mulheres, Fernanda Givisiez, comentou sobre a atuação em campo. "Quando começamos a trabalhar no campo, as mulheres costumavam nos dizer que sentiam que eram ouvidas pela primeira vez desde que chegaram ao país", relatou.

Por Nações Unidas Brasil - 20/09/2019

FONTE : https://nacoesunidas.org/onu-mulheres-auxilia-resposta-humanitaria-em-roraima/