Projeto de combate ao trabalho escravo alcança todos os municípios do Maranhão

 

 

O governo do Maranhão e a ONG Repórter Brasil lançaram na terça-feira (17) a terceira fase do projeto "Escravo, Nem Pensar!", cujo objetivo é combater e prevenir o trabalho escravo por meio de ações educativas em escolas da rede estadual de ensino.

O projeto é fruto de uma parceria entre Organização Internacional do Trabalho (OIT), Ministério Público do Trabalho (MPT), a Comissão Estadual para a Erradicação do Trabalho Escravo (COETRAE) e Secretarias Estaduais de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP) e de Educação (SEDUC).

Em 2015, o Maranhão foi o primeiro estado a aderir ao projeto "Escravo, Nem Pensar!". Agora, com a implementação dessa última etapa, será o primeiro a alcançar todos os municípios com ações educativas em escolas estaduais voltadas à prevenção e ao combate ao trabalho escravo.

"Vamos começar a fechar um ciclo que se iniciou em 2015. A ONG Repórter Brasil, com a metodologia do 'Escravo, Nem Pensar', em parceria com MPT, Secretarias de Direitos Humanos e Participação Popular e de Educação e a OIT, concluirá a capacitação dos gestores educacionais no estado. É um momento que a gente consegue capacitar os gestores para que eles possam replicar lá na ponta", disse Erik Ferraz, oficial de projetos da OIT.

Para o subsecretário da SEDUC, Danilo Moreira, a iniciativa é importante para disseminar na comunidade escolar o conhecimento sobre trabalho escravo.

"Esse é um trabalho de prevenção, de formação do estudante e disseminação de valores para que a gente possa, no ambiente escolar, provocar reflexões sobre essas questões e desenvolver em nossa juventude um potencial para que fuja desse ciclo de miséria", disse Moreira.

Por sua vez, o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular disse que "esse é um esforço importante em defesa da dignidade do trabalho, em defesa dos direitos humanos".

Por Nações Unidas Brasil - 19/09/2019

FONTE: https://nacoesunidas.org/maranhao-leva-projeto-de-combate-ao-trabalho-escravo-a-todos-os-municipios-do-estado/