Secretaria do Trabalho desenvolve ações que priorizam atenção às mulheres

 

 

Quando uma mulher é agredida e precisa deixar as roupas como prova do crime na polícia é grande o constrangimento. Em muitos casos, sem ter com quem contar, a vítima ainda se submetia à humilhação de ficar enrolada em toalha ou lençol até que outra roupa fosse providenciada.

A cena, comum nas delegacias do DF, teve ponto final com a iniciativa da Secretaria de Trabalho (Setrab) – por meio do projeto da Fábrica Social – em parceria com a Secretaria da Mulher, que providenciou a confecção de peças como roupas íntimas, vestidos, calças e camisetas para doar às mulheres vítimas de violência.

Centenas de roupas já foram colocadas à disposição de eventuais vítimas e entregues à Secretaria de Segurança. O órgão faz a distribuição às delegacias do Distrito Federal, para que sejam usadas principalmente pelas vítimas de violências física e sexual que buscam socorro nas delegacias.

Prospera Mulher

A Setrab lançou neste ano o Prospera Mulher, programa que aumenta o acesso ao crédito às mulheres empreendedoras. Dos R$ 10.572 milhões entregues pelo Prospera, R$ 5.603 milhões foram para o Prospera Mulher, ou seja, dos beneficiados com o programa de crédito 53% são mulheres.

Como estratégia de atuação, em um primeiro momento foram oferecidos créditos produtivos orientados nos locais em que a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) identifica aumento no desemprego.

O estudo apontou especificamente no grupo de população de baixa renda, que abrange Brazlândia, Ceilândia, Planaltina, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, SIA, Samambaia, Santa Maria e São Sebastião.

O programa atuará na sensibilização das empreendedoras em tais comunidades, por meio de palestras de orientação para o crédito. A ideia é abrir caminho às mulheres para o acesso aos recursos, de modo a alavancar atividades produtivas e gerar ocupações, emprego e renda nas cidades assistidas.

Por Agência Brasília-19/12/2019

FONTE: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2019/12/19/secretaria-prioriza-atencao-as-mulheres/