Programa criança protegida dá continuidade em 2020 e visa alcançar mais 5 estados

 

 

Em 2020, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), dará continuidade ao Programa Criança Protegida.

A iniciativa visa formar e capacitar profissionais do Sistema de Garantia de Direitos com o objetivo de aprimorar o atendimento, a assistência e a proteção da criança e do adolescente com direitos violados.

Em 2019, o Programa Criança Protegida teve a adesão dos estados de Rondônia, na região norte do Brasil, e de Santa Catarina, na região sul. A meta para os próximos 12 meses é que o Programa seja realizado em mais cinco estados brasileiros, a depender da adesão dos interessados.

Entre os objetivos, estão o comprometimento dos entes federativos com o enfrentamento de violações de direitos de crianças e adolescentes, maior assertividade na identificação de casos de violação de direitos, melhoria qualitativa de dados e fortalecimento da rede de proteção a crianças e adolescentes.

Segundo o secretário da pasta, Maurício Cunha, "o programa oferta a possibilidade dos profissionais que atuam no Sistema serem treinados da maneira teórica e prática, com o objetivo de proporcionar uma proteção integral aos direitos da criança e do adolescente. A meta é transmitir conhecimento para sermos efetivos em nossas ações e políticas públicas".

Por Ministério da Mulher, da família e dos Direitos Humanos - 16/01/2020

FONTE: https://www.mdh.gov.br/todas-as-noticias/2020-2/janeiro/programa-crianca-protegida-alcancara-mais-cinco-estados-brasileiros-em-2020