Programa Mães Unidas é lançado por MMFDH

 

 

Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos lança, na próxima quinta-feira (12), o programa Mães Unidas. O objetivo da iniciativa é promover a saúde e o bem-estar relacional de mães e filhos durante a gestação e os dois primeiros anos de vida da criança.

O 'Mães Unidas' tem como intuito fortalecer os vínculos familiares e comunitários das mulheres no contexto da gestação e da maternidade, promover a integração social das mulheres de primeira gestação em relação à nova identidade social. Também pretende colaborar no exercício da parentalidade, de modo a fortalecer os vínculos e o papel da família no cuidado e proteção da criança, garantindo o direito da criança ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

No evento de lançamento, será assinado acordo de cooperação para o projeto piloto com o estado de Goiás e as prefeituras de Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia, que terá curso de capacitação para voluntárias, realização de rodas de conversas envolvendo mães, especialistas e voluntárias, além de atendimento individual.

Sobre o curso

Os cursos do projeto piloto serão ministrados pelo Instituto Federal de Goiás com aulas presenciais e a distância.

O conteúdo básico contempla a preparação para o voluntariado, formação e fortalecimento de vínculos familiares, noções de direitos humanos, cidadania e de saúde e bem-estar materno e do bebê, além de assistência jurídica e social.

Após a formação, a voluntária estará apta a oferecer informações básicas sobre direitos, serviços públicos disponíveis e apoio relacional no sentido do acolhimento.

Por Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos-10/03/2020

FONTE: https://www.mdh.gov.br/todas-as-noticias/2020-2/marco/ministerio-lanca-programa-maes-unidas