Jovens em situação de vulnerabilidade criam projetos e são apoiados pelo UNICEF

 

 

Após o processo de mobilização e inscrição em novembro do ano passado, 100 jovens de diferentes regiões da capital fluminense foram selecionados para a jornada de criação do projeto Chama na Solução Rio de Janeiro, na qual refletiram sobre os problemas que enfrentam e pensaram juntos em soluções.

O projeto é realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceira com o Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS), e busca envolver jovens mais vulneráveis na criação de soluções para os problemas que os afetam, especialmente em relação à inserção no mundo do trabalho.

Ao final dessa jornada de criação, cinco soluções foram adiante para a terceira etapa do Chama na Solução: a apresentação das propostas para potenciais mentores e um aprimoramento dessas ideias.

Essa etapa teve início no fim de janeiro, com uma tarde em que os jovens puderam expor suas ideias, sendo assessorados para que estas se tornem ações em prol do desenvolvimento juvenil. Após esse momento de ajustes, os cinco projetos receberão um financiamento para que sejam colocados em prática.

"O retorno dos mentores foi essencial. Receber atenção de pessoas que trabalham em instituições renomadas, dando feedback e somando na intenção de transformar nossos projetos em realidade, foi uma experiência maravilhosa", afirma Cassiane, uma das participantes do Chama na Solução.

Por Nações Unidas Brasil-12/03/2020

FONTE: https://nacoesunidas.org/unicef-apoia-projetos-criados-por-jovens-em-situacao-de-vulnerabilidade-no-rio/