Direito das pessoas atingidas pela doença hanseníase serão defendidos por ativistas em 16ª Conferência nacional de Saúde

 

O Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) e outras organizações da sociedade civil, que lutam pelos direitos das pessoas afetadas pela doença e seus familiares, terão ampla representação na 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), que se realiza em Brasília em agosto. Aliando as demandas específicas dessa população com a defesa do direito integral à saúde, ativistas de diversas regiões do país participarão do evento organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizado pelo Ministério da Saúde.

Uma delas é Lucimar Batista, da coordenação nacional do Morhan e do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conade). Direto do Piauí, Lucimar vai defender a participação social como motor da formulação de políticas públicas de saúde. "A 16ª Conferência Nacional de Saúde fará um resgate histórico da Reforma Sanitária no Brasil, em um momento em que são muitos os desafios para a manutenção e efetivação de nosso maior patrimônio: o Sistema Único de Saúde", afirma.

Eleito representante da Conferência Livre de Hanseníase, realizada em maio em Ribeirão Preto (SP), o médico hansenologista Marco Andrey Cipriani está comprometido com a defesa, na Conferência Nacional, das propostas aprovadas na assembleia que encerrou o evento específico da hanseníase (veja a íntegra das propostas abaixo). "Vamos discutir a pactuação do atendimento às pessoas acometidas pela doença nos mais diversos níveis de assistência à saúde e reivindicar que essas pessoas tenham garantidos seus direitos, não só quanto ao diagnóstico precoce, como no tratamento das complicações e sequelas que a doença pode deixar", ressalta o profissional, que também é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH). Para Cipriani, os encaminhamentos da etapa nacional precisam ser muito bem documentados "como um mecanismo de garantir os direitos relacionados à saúde aos brasileiros, principalmente nesses períodos em que estamos passando por sucessivos cortes na agenda de saúde do país".

por Conselho Nacional de Saúde para susconecta-23/07/2019

fonte: http://www.susconecta.org.br/ativistas-defenderao-os-direitos-das-pessoas-atingidas-pela-hanseniase-na-16a-conferencia-nacional-de-saude/