Conferência de Turismo em Foz do Iguaçu presumem maior participação da sociedade

 

 

A 3ª Conferência Municipal de Turismo promoverá um grande diálogo em torno de propostas para o desenvolvimento turístico em Foz do Iguaçu. A programação do encontro foi apresentada pela Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, nessa quinta-feira, 25, em sessão do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Com o tema "Foz do Iguaçu 2030: um futuro melhor para todos", a conferência será no dia 28 de setembro, às 14h, no anfiteatro do Centro Universitário UDC. Serão realizadas cinco pré-conferências – a primeira no dia 10 de agosto – por segmentos, reunindo o trade turístico, organizações da sociedade civil, trabalhadores, instituições de ensino e a população em geral.

O secretário municipal de Turismo, Gilmar Piolla, ressaltou que o processo da conferência é um diálogo aberto em que todo o cidadão iguaçuense pode participar. Ele lembrou que neste ano serão aprovadas as diretrizes para o Plano Municipal de Turismo, documento que norteará as políticas públicas na área ao longo da próxima década.

"Faço um convite para que toda a comunidade iguaçuense participe da Conferência de Turismo. As propostas aprovadas servirão de base para um projeto de planejamento do futuro", frisou. "Vamos deliberar sobre tudo o que queremos desenvolver nos próximos dez anos, para que nosso turismo continue crescendo de forma sustentável, gerando emprego e renda para todos, com a Gestão Integrada fortalecida", destacou Piolla.

Presidente do Comtur, Carlos Silva enfatizou que a 3ª Conferência de Turismo acontecerá em um momento singular para a cidade. Ele reforçou a importância da participação da população nas pré-conferências e na conferência. Para Silva, é compromisso e tarefa de toda a sociedade iguaçuense a construção de um plano para orientar o turismo até o ano de 2030.

"O convite é para a participação de todos. Convocamos os representantes da sociedade civil e suas entidades, e os membros do Comtur, a participar dessa ampla mobilização e a divulgar a conferência", sublinhou. É uma oportunidade em que a sociedade pode contribuir para o desenvolvimento do turismo. Se a cidade é boa para o iguaçuense, será atrativa para o turista. Por isso a comunidade deve se envolver", concluiu.

Por Josué Calebe para Cultura - 27/07/2019

fonte: https://www.radioculturafoz.com.br/2019/07/27/conferencia-de-turismo-preve-ampla-participacao-da-comunidade/