Manifestação no Rio de Janeiro termina em união de estudantes e petroleiros em frente à estatal em defesa da destinação das verbas da Pré-sal para a educação

 

 

São Paulo – A manifestação pela educação no Rio de Janeiro terminou na noite desta terça-feira (13) em frente à sede da Petrobras. Petroleiros e estudantes se uniram no ato em frente à estatal em defesa da destinação das verbas do pré-sal para a educação e da sua utilização como fonte de investimento em ciência e pesquisa.

A união de estudantes e petroleiros teve a adesão de inúmeras categorias, como metalúrgicos, bancários e professores. "A gente veio para a Petrobras porque é um símbolo da luta pela soberania e pela educação", afirma Simão Zanardi, diretor da Federação Única dos Petroleiros (FUP). "Queremos o petróleo do pré-sal para financiar as universidades, a pesquisa, a escola pública, os alunos e professores", afirma o dirigente.

"A Petrobras tem um presidente (Roberto Castello Branco) que quer privatizar essa empresa símbolo, um patrimônio público do nosso país", disse Natalia Russo, secretária de Política Social e Formação do Sindipetro-RJ, em discurso em frente à sede da companhia.

"Tudo mudou depois de 2006, quando a gente descobriu o pré-sal e se tornou uma das maiores reservas petrolíferas do mundo. O que eles querem é entregar esse patrimônio, a nossa Petrobras, que tanto fez pelo nosso país", continuou a representante da Federação Nacional dos Petroleiros.

"O pré-sal significa bilhões de reais investidos em educação. O que eles dizem, que não tem verba para educação, é mentira. Eles escondem que existe a verba do pré-sal que pode ser utilizada pelo povo brasileiro. Nós somos uma empresa para além de qualquer governo, que é do Estado brasileiro. Não somos de governo nenhum, somos do povo. O que está em jogo não é só uma questão de verba, é uma questão ideológica. Eles querem transformar o país em exportador de óleo cru", acrescentou Natalia.

Por Redação RBA - 13/08/2019

FONTE: https://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2019/08/estudantes-e-petroleiros-se-unem-no-rio-de-janeiro-por-destinacao-de-verbas-do-pre-sal-a-educacao/