11ª Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia acontece hoje

 

 

Nesta quinta-feira (12), será realizada a 11ª edição da Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia no município de Esperança, Agreste Paraibano. A marcha se levanta contra o crime do feminicídio, que vitima a cada dia 13 novas mulheres no Brasil.

A concentração do evento será às 8h, no Campo da Rodoviária, na entrada da cidade, e seus organizadores esperam reunir mais de 6 mil mulheres, número registrado na mobilização do ano passado em Remígio (PB).

O evento tem dois grandes objetivos centrais: denunciar toda e qualquer forma de violência contra a mulher e dar visibilidade ao papel e à contribuição das camponesas na construção da agricultura familiar do território.

De acordo com Roselita Victor, uma das organizadoras da Marcha e integrante da Coordenação do Polo Sindical da Borborema, um dos grandes problemas encontrados na região é a falta de políticas públicas direcionadas às mulheres.

"Não há delegacias da mulher suficientes no Polo da Borborema. A região tem apenas uma delegacia da mulher em Campina Grande. Uma mulher que mora em Casserengue, por exemplo, e sofreu violência está a 70km da delegacia da mulher. Se ela não for acolhida, ela não vai denunciar", destacou.

Além de delegacias, as mulheres reivindicam ainda uma eficácia maior nos programas de acolhimento das mulheres vítimas de violências, como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), além de processos de formação para que os profissionais da área da segurança pública e da saúde possam atuar com mais qualidade nas situações de violência contra a mulher.

A Marcha é organizada pela AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia e pelo Polo da Borborema, uma rede de 13 sindicatos de trabalhadoras e trabalhadores rurais da região da Borborema, na Paraíba.

A cada ano, a marcha acontece em um dos 14 municípios do Polo e aborda um tema diferente, discutido nos diversos encontros preparatórios realizados nas comunidades rurais desde novembro.

Por Cida Alves para Brasil de Fato-11/03/2020

FONTE: https://www.brasildefato.com.br/2020/03/11/feminicidio-e-tema-da-marcha-pela-vida-das-mulheres-e-pela-agroecologia-nesta-quinta