Política Nacional de Participação Social fortalece o papel das ouvidorias

CGU

28/05/2014

A Controladoria-Geral da União (CGU) comemora a edição do Decreto nº 8.243, de 23 de maio de 2014, que institui a Política Nacional de Participação Social (PNPS). Seu objetivo é fortalecer e articular os mecanismos e as instâncias democráticas de diálogo e a atuação conjunta entre a administração pública federal e a sociedade civil.

"Celebrar o diálogo e a participação significa celebrar a democracia, significa celebrar a possibilidade de transformações profundas, quando requeridas pelo País", afirmou a presidenta Dilma Rousseff, no lançamento da política, na semana passada.

A norma constitui as ouvidorias públicas federais como instância de controle e participação social. Com isso, elas são responsáveis pelo tratamento dado às reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios relativos às políticas e aos serviços públicos, prestados sob qualquer forma ou regime, com vistas ao aprimoramento da gestão pública.

Além disso, o decreto confere à Ouvidoria-Geral da União (OGU) da CGU o estabelecimento das diretrizes que nortearão o trabalho das ouvidorias do País. "Alcançamos um nível de institucionalidade que nos permite, de imediato, atuar de forma integrada e proativa", explica o ouvidor-geral da União, José Eduardo Romão."Isso, por si só, propicia o funcionamento articulado, coordenado e sistêmico de todas as ouvidorias federais", completa.

Recentemente a CGU encaminhou à Casa Civil da Presidência da República a proposta de criação do "Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo", elaborada, ao longo dos dois últimos anos, num amplo processo de participação que envolveu diretamente órgãos públicos, ouvidorias, associações de ouvidores e cidadãos pelo país.

Com a criação do Sistema de Ouvidoria será possível, por exemplo, padronizar procedimentos, fixar prazos para gestores e ouvidores e, assim, estabelecer condições adequadas para o funcionamento efetivo dessa "instância de controle e participação social".