XVI Congresso Brasileiro de Ouvidores

Ouvidorias em Rede: uma nova era de integração e soluções ao cidadão

Portal Associação Brasileira de Ouvidores

Ocorreu nos dias 11, 12 e 13 de novembro de 2013, no Grande Auditório do Hotel Golden Tulip, na praia de Boa Viagem em Recife/PE o XVI Congresso Brasileiro de Ouvidores. Esse evento, que já se consolida como o mais representativo congresso sobre Ouvidoria do país é realizado anualmente pela ABO – Associação Brasileira de Ouvidores e nesta edição, em conjunto com a Seção Pernambuco.

Nesta edição, além de manter a tradição de oferecer conhecimento prático e atual sobre o tema Ouvidoria, também realizamos uma importante integração de conhecimentos, consolidando o que de melhor e atual se discute em termos de modelos de Ouvidoria em Rede. Contamos com a participação de mais de 400 congressistas em seus 3 dias de realização.

Presidido por Maria Inês Fornazaro, Presidente da ABO Nacional e Ouvidora Geral do Governo do Estado de São Paulo e por Karla Julia, Presidente da ABO – Pernambuco e Ouvidora Geral do Governo do Estado de Pernambuco, autoridades da União, Estados e municípios, dos três poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, Ministérios Públicos e Defensorias Publicas, presidentes das seccionais da ABO, executivos de diversos setores da economia o evento manteve-se a tradição da ABO: oferecer o melhor conteúdo e acomodação, com um programa científico que permitiu um resultado de pronta aplicação nas Ouvidorias brasileiras.

No primeiro dia do evento na composição da mesa de abertura, além dos presidentes do conselho deliberativo, da ABO Nacional e da ABO Pernambuco, participaram representantes do Governo do Estado, Procuradoria e Prefeitura de Recife.

Em suas manifestações, foi unanime a conclusão de que a proposta do evento, do programa e da madura discussão sobre a importância de um modelo em rede de Ouvidorias é necessário, assim como a manutenção da cidadania e da representação por meio dos Ouvidores.

Em seguida, duas conferencias importantes auxiliaram na construção do congresso: a primeira presidida pelo Dr. José Eduardo Elias Romão, Ouvidor Geral da União e a segunda pela Sra. Gennete Tripari, Ombudsman da Eaton Corporation e responsável pela Latin America & Caribbean Regional Ombuds.

No segundo dia de trabalho, com a proposta de apresentar pontos de vista diferentes tanto do poder publico como da iniciativa privada, foi realizado um Talk Show cuja discussão sobre integração, governança e cidadania foi realizada.

A apresentação de modelos de construção em rede ocorreu na segunda plenária do dia onde os congressistas puderam conhecer o Portal de Ouvidorias Brasil, uma parceria entre a ABRAREC e a ABO.

Por fim, com o propósito de discussão e consolidação das idéias apresentadas, os congressistas foram separados em 3 oficinas temáticas. Com objetivo de construir propostas e discutir formas de realização de Ouvidorias em rede os temas foram assim divididos: Gestão da Informação: Sistemas e Controles Gerenciais, Instrumentos de Integração: Legislação, Normas, Regulamentos, SIC - Serviço de Informação ao Cidadão e Modelo Brasileiro de Ouvidoria: A Construção de um Sistema Integrado.

No ultimo dia de trabalho, foi composta a mesa para apresentação, por cada relator de oficina, previamente escolhido, das melhores práticas em Ouvidoria, aos quais cada conjunto de ouvidores congressistas contribuíram.

Para ter acesso ao relatório contendo as contribuições de cada plenária baixe o arquivo em PDF aqui.

Esse conjunto de informações representam uma carta de intenções para a construção de uma rede de Ouvidorias no Brasil.

O encerramento do evento foi regado de satisfação por todos os congressistas e dirigentes da ABO, tanto pela conclusão de ter realizado um congresso acolhedor, nacional e com tamanho nível de discussão, quanto pela proposta de debater com todos os setores, tópicos modernos e decisivos para o instituto da Ouvidoria.

A ABO, guardiã dos princípios da Ouvidoria no Brasil concluiu o evento com a certeza de que bons avanços foram realizados e que as melhores práticas discutidas constituem um caminho importante no amadurecimento das instituições.

Neste evento também foi eleita a nova Diretoria Executiva para o biênio 2013/2014 para a ABO Nacional ao qual foi eleito, por aclamação o Dr. Edson Vismona, como Presidente.

Os resultados do XVI Congresso Brasileiro de Ouvidoria será retomado em 2014, com o XVII Congresso Brasileiro de Ouvidores, que ocorrerá em Florianópolis e será organizado pela ABO – SC, presidida pelo Ouvidor Francisco Feliciano.