Inflação por Faixa de Renda – fevereiro de 2018

Por Maria Andréia Parente Lameiras

O Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda, calculado com base nas variações de preços de bens e serviços pesquisados pelo Sistema Nacional de Índice de Preços ao Consumidor (SNIPC) do IBGE, continua apresentando, em 2018, uma pressão inflacionária menor nas classes mais pobres da população brasileira. De acordo com os dados mais recentes, em fevereiro de 2018, a inflação das famílias com menor poder aquisitivo apontou alta de apenas 0,08%, enquanto a variação dos preços dos bens e serviços consumidos pela parcela mais rica da população foi de 0,66%. Com a incorporação desse resultado, observa-se que, nos dois primeiros meses do ano, a inflação das famílias de renda muito baixa correspondeu a quase um terço da registrada na classe de renda mais alta. Do mesmo modo, nos últimos 12 meses, a inflação dos mais pobres (2,1%) mostrou-se bem inferior à observada nas famílias mais ricas (3,5%).

Inflação por faixa de renda_fev-18

Na comparação com fevereiro de 2017, enquanto a inflação em 2018 das famílias das classes mais baixas ficou bem próxima à observada no ano anterior, para o segmento mais rico da população houve um recuo mais expressivo no ritmo de crescimento dos preços. Esta queda mais significativa da inflação dos mais ricos, na comparação interanual, ocorreu porque os reajustes das mensalidades escolares em 2018 (7,0%, na média dos ensinos infantil, fundamental e médio) ficou cerca de 2,0 p.p. abaixo do registrado em 2017.

Leia a análise completa dos resultados

Acesse aqui a planilha com as taxas mensais de Inflação por faixa de renda



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *