Indicador Ipea Mensal de FBCF – agosto de 2018 Investimentos cresceram 0,3% no mês de agosto

Por Leonardo Mello de Carvalho

O Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) aponta aumento de 0,3% em agosto em relação a julho de 2018, na série com ajuste sazonal. Este resultado sucedeu queda de 0,3% verificada no mês anterior. Com isso, na comparação entre o trimestre terminado em agosto e o terminado em maio, os investimentos avançaram 1,8%. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o indicador também registrou variação positiva, atingindo patamar 3,5% superior ao verificado em agosto de 2017. Por fim, o crescimento no resultado acumulado em doze meses chegou a 3,5%.

Na comparação com o ajuste sazonal, o consumo aparente de máquinas e equipamentos (Came) – cuja estimativa corresponde à sua produção doméstica líquida das exportações acrescida das importações – apresentou crescimento de 3% em agosto. Entre os componentes do Came, enquanto a produção interna de bens de capital líquida de exportações permaneceu estável, a importação de bens de capital aumentou 14,9% na margem.

O indicador de construção civil, por sua vez, recuou 2,2%, interrompendo sequência de dois avanços na série dessazonalizada. Apesar disso, o trimestre móvel terminado em agosto cresceu 2,2% ante o período imediatamente anterior. Por fim, o terceiro componente da FBCF, classificado como outros ativos fixos, apresentou queda de 1% na passagem de julho para agosto.

Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o desempenho foi heterogêneo. O ritmo de crescimento do Came permaneceu estável, passando de 12,6% em julho para 12,9% em agosto. Já a construção civil e o componente outros registraram fraco desempenho, com quedas na comparação interanual de 1,2% e 1,1%, respectivamente.

Tabela - Indicador Ipea FBCF ago18 Indicador Ipea mensal de FBCF Out18

Acesse aqui a planilha completa com a série histórica até agosto de 2018



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *