Indicador Ipea de FBCF – outubro de 2018 Investimentos iniciam quarto trimestre com queda de 0,4%

Por Leonardo Mello de Carvalho

O Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) aponta recuo de 0,4% em outubro em relação a setembro de 2018, na série com ajuste sazonal. Esse foi a terceira variação negativa seguida, após o forte crescimento verificado nos meses de junho e julho, quando os investimentos cresceram 12,5% e 5,1%, respectivamente. Apesar disso, na comparação entre o trimestre terminado em outubro e o terminado em julho, os investimentos apresentam avanço de 3,5%. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o indicador registrou aumento, atingindo patamar 5% superior ao verificado em outubro de 2017. Por fim, o crescimento no resultado acumulado em doze meses chegou a 4,2%.

Na comparação com o ajuste sazonal, o consumo aparente de máquinas e equipamentos (Came) – cuja estimativa corresponde à sua produção doméstica líquida das exportações acrescida das importações – apresentou crescimento de 0,7% em outubro. Entre os componentes do Came, enquanto a produção interna de bens de capital líquida de exportações cresceu 1,3%, a importação de bens de capital recuou 3,6% na margem.

O indicador de construção civil, por sua vez, recuou 0,6%, resultado que sucedeu a alta de 1,2% na série dessazonalizada. Apesar disso, o trimestre móvel terminado em outubro cresceu 3,2% ante o período imediatamente anterior. Por fim, o terceiro componente da FBCF, classificado como outros ativos fixos, apresentou avanço de 1,3% na passagem de setembro para outubro.

Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o bom desempenho foi generalizado. O ritmo de crescimento do Came acelerou, passando de 4,9% em setembro para 13,5% em outubro. Já a construção civil e o componente outros registraram variações de 0,8% e 4% na comparação interanual, respectivamente.

Tabela - Indicador Ipea FBCF out18 Gráfico indicador Ipea FBCF out18

Acesse aqui a planilha com a série histórica do indicador



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *