Ipea atuará no projeto de revitalização do São Francisco

Ipea atuará no projeto de revitalização do São Francisco

Participação do Instituto foi definida durante encontro entre o presidente Ernesto Lozardo e o ministro Helder Barbalho

O Ipea foi convidado a colaborar com o Programa de Revitalização do Rio São Francisco, que tem o Ministério da Integração Nacional (MI) na função de secretaria-executiva e foi instituído pela Casa Civil da Presidência da República. A pedido do MI, o Instituto deve contribuir com a elaboração de um sistema de indicadores para diagnóstico e monitoramento de ações de revitalização do rio e pode, em uma etapa seguinte, avaliar as intervenções realizadas.

A participação do Ipea no projeto, também chamado de Plano Novo Chico, foi definida durante encontro entre o presidente Ernesto Lozardo, diretores e técnicos do Instituto e o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, no dia 10 de agosto. Nesta segunda-feira, dia 15, representantes do Instituto participaram da reunião de instalação da Câmara Técnica do programa, integrada por diversos ministérios e instituições como a Codevasf, ANA, Funasa e Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco.

A cerimônia de lançamento do programa, em 9 de agosto, no Palácio do Planalto, também contou com a presença de Lozardo. “O Ipea estará conosco, fazendo o monitoramento das iniciativas para garantir a eficiência plena do gasto público e a utilização dessas energias”, afirmou Helder Barbalho na ocasião. A agenda da Câmara Técnica – responsável por propor ações, obras, metas, metodologias e sistemas de avaliação para o trabalho de revitalização – vai focar em gestão e educação ambiental, proteção, economia e uso sustentável dos recursos naturais, saneamento, controle de poluição e infraestrutura hídrica.

O objetivo do Plano Novo Chico é aumentar a quantidade de água e melhorar a qualidade desse recurso na região do São Francisco. Segundo o MI, o projeto beneficiará 16,5 milhões de pessoas nos estados de Goiás, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco.