Administração Pública. Governo. Estado

Presidenta celebra concurso do Ipea como resultado de esforço conjunto

No ano em que celebra seu 60º aniversário, o Instituto dará posse a 80 novos servidores

Helio Montferre/Ipea

A publicação do edital do concurso do Instituto de Pesquisa Econômica Aplica (Ipea) nesta quinta-feira (30/11) é um resultado de amplo esforço coletivo. Após 15 anos, o Ipea realizará um novo concurso para reforçar seu quadro de servidores, uma vez que último certame ocorreu em 2008. A presidenta do Ipea, Luciana Mendes Santos Servo, agradece o apoio e empenho fundamental da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, que validaram a importância das análises do Ipea e sua contribuição para tornar mais efetivas as entregas do Estado brasileiro para a sociedade.

“Há uma demanda represada que começamos a atender depois de 15 anos. O concurso do Ipea, cujo edital foi publicado hoje, só foi possível com a anuência das ministras. Desde o primeiro dia da gestão, Simone Tebet compreendeu que era uma prioridade e deu todo suporte para que pudéssemos realiza-lo. Além disso, a Ministra Esther Dweck e sua equipe compreenderam as justificativas que apresentamos para contemplar o Ipea, autorizando a realizam desse concurso. No momento em que celebramos essa conquista, é importante agradecer esse apoio e o reconhecimento da importância institucional do Ipea para o Estado brasileiro ”, disse a presidenta do Ipea.

Luciana destaca também o esforço do Grupo de Trabalho montado pelo Ipea com o objetivo de organizar os detalhes e trâmites do concurso. “Desde que começamos a dialogar a respeito do concurso, o grupo atuou diuturnamente cuidando de cada detalhe. É uma satisfação divulgar o concurso depois de tanto tempo, e é igualmente gratificante ver o resultado do ótimo trabalho daqueles que se entregaram à tarefa de tornar isso uma realidade”, afirmou a presidenta.

O concurso visa repor a força de trabalho do Ipea, que possui servidores distribuídos entre sua sede, em Brasília, e a Gerência Regional do Rio de Janeiro. Será organizado em duas etapas: provas objetiva e discursiva, que ocorrerão em todas as capitais dos estados e no Distrito Federal, e a avaliação de títulos. A prova está marcada para o dia 25 de fevereiro de 2024, com o resultado final previsto para 27 de maio.

No ano em que completará 60 anos, o Instituto terá seu quadro ampliado e poderá cumprir, em condições mais favoráveis, sua missão de “aprimorar as políticas públicas essenciais ao desenvolvimento brasileiro, por meio da produção e disseminação de conhecimentos e da assessoria ao Estado nas suas decisões estratégicas”.

Comunicação - Ipea
(61) 2026-5501
(21) 3515-8704 / (21) 3515-8578
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.