Recuo na produtividade marcou setor industrial do Brasil entre 2007 e 2018

Recuo na produtividade marcou setor industrial do Brasil entre 2007 e 2018


Estudo desenvolvido pelo Ipea analisa produtividade total dos fatores na indústria nacional

O Brasil experimentou, entre os anos de 2007 e 2018, uma queda na produtividade total dos fatores (PTF) na maioria dos setores da indústria brasileira. Nesse período analisado, os fatores de produção empregados na indústria ficaram aproximadamente 14,3% menos produtivos. Dos 29 setores industriais, somente quatro tiveram ganhos na PTF, entre eles estão: extração de petróleo e gás natural; fabricação de produtos alimentícios; preparação de couro e fabricação de artefatos de couro; e fabricação de papel, celulose e produtos de papel.

A constatação foi feita pelos economistas Mário Jorge Mendonça, Rodrigo Pereira e Beatriz Pinna no estudo Uma Análise da Produtividade da Indústria Brasileira, publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O elemento-chave para o crescimento econômico, segundo o texto, é o crescimento da produtividade dos fatores de produção. Para compreender a produtividade no setor da indústria, os pesquisadores avaliaram em especial a produtividade total dos fatores, que compreende a parcela da variação do produto total não explicada por variações nos fatores de produção, para cada ramo da indústria.

Na avaliação de Mendonça, a produtividade é um elemento-chave para explicar o grau de desenvolvimento econômico de um país. “Países ricos, via de regra, são ricos porque produzem um alto valor agregado por trabalhador. É fato, também, que numa economia de mercado as rendas dos fatores de produção são proporcionais às suas produtividades (marginais). Se a produtividade do trabalho for baixa, os salários também o serão”, explicou.

A maior parte da queda da produtividade registrada nas indústrias aconteceu até o ano de 2016. Entre 2016 e 2018, a PTF ficou quase constante em cinco setores industriais, subiu em 18 setores, e caiu em outros seis setores. Os pesquisadores apontam que a queda acentuada da produtividade, de 2011 a 2016, coincide com fatores como a implantação da chamada Nova Matriz Econômica – conjunto de medidas que marcou uma forte intervenção do governo no setor industrial. “Mesmo diante desse cenário, após 2016, houve uma reversão na trajetória da PTF em quase todos os setores industriais, e na indústria como um todo. Em apenas dois anos, de 2016 a 2018, a PTF da indústria subiu 10,7%”, ressaltou Mendonça. 

Alguns setores experimentaram quedas bastante fortes na produtividade, como no caso da fabricação de veículos automotores e da fabricação de outros equipamentos de transporte. Parte da baixa produtividade da estrutura produtiva de um país como o Brasil, segundo o estudo, possivelmente tem a ver com a má qualificação da força de trabalho, aliada a questões como baixos níveis de capital humano, baixa escolaridade, altos índices de analfabetismo e analfabetismo funcional.

Leia a íntegra do estudo

Assessoria de Imprensa e Comunicação
61 99427-4553
61 2026-5136 / 5240 / 5191
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.