Ipea divulga vencedores da 3ª edição do Prêmio Roberto Campos

Ipea divulga vencedores da 3ª edição do Prêmio Roberto Campos


Anúncio foi feito na abertura virtual do 48º Encontro Nacional de Economia. Vencedores tiveram artigos publicados nas revistas PPP e PPE

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta segunda-feira (07) os vencedores da terceira edição do Prêmio Roberto Campos. O anúncio foi feito às 13h30 pelos editores da revista Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Mauricio Cortez Reis, e Planejamento e Políticas Públicas (PPP), Cleandro Henrique Krause, durante a cerimônia de abertura do 48º Encontro Nacional de Economia da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec), realizada virtualmente.

Desenvolvido com o objetivo de estimular a reflexão nacional sobre temas que subsidiem políticas públicas orientadas para a promoção do desenvolvimento econômico e social do país de forma sustentável, o Prêmio de Excelência em Pesquisa Ipea-Roberto Campos seleciona os melhores artigos das duas revistas, ambas editadas pelo instituto. Nesta edição do Prêmio, foram contemplados os textos publicados em 2019.

A PPE tem periodicidade quadrimestral, sendo publicada nos meses de abril, agosto e dezembro. Ela reúne análises teóricas e empíricas sobre uma ampla gama de temas relacionados à economia brasileira. Desde a primeira edição, em 1971, já foram publicados mais de mil estudos. Já a PPP traz artigos e resenhas voltados à análise de programas e políticas específicos, contribuindo para explicar certos fenômenos sociais. Desde sua primeira publicação, em 1989, foram 53 números, totalizando 460 trabalhos.

Os textos premiados pela PPE foram “Avaliação e Reformulação da Estrutura Tarifária no Brasil”, de Honório Kume (primeiro colocado), e “Duração do Emprego Formal e Desigualdade de Gênero no Brasil: o caso das famílias de baixa renda”, de Daniela Verzola Vaz, Danilo Braun Santos e Alexandre Ribeiro Leichsenring (segundo lugar). Ambos os artigos foram publicados no volume 49 da PPE, lançado em agosto de 2019.

Na PPP, o primeiro colocado foi o artigo “Financiamento Público à Inovação no Brasil: contribuição para uma distribuição regional mais equilibrada?”, elaborado pelos pesquisadores José Ricardo de Santana, André Luiz da Silva Teixeira, Márcia Siqueira Rapini e Fernanda Espiridião. O segundo lugar ficou com o artigo “Momentos da Recentralização: repasses e relações intergovernamentais no Brasil (1995-2014)”, de Vanessa Elias Oliveira e Gabriela Spanghero Lotta. Os artigos foram publicados no volume 52, de janeiro a junho de 2019.

Sobre Roberto Campos
Roberto Oliveira de Campos foi economista, embaixador, ministro, político e um dos mais renomados protagonistas da história do desenvolvimento econômico nacional na última metade do século passado. Idealizador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Campos empresta nome ao prêmio por ter valorizado e estimulado estudos sobre desenvolvimento socioeconômico nacional.

Leia íntegra dos artigos vencedores:

PPE
Avaliação e Reformulação da Estrutura Tarifária no Brasil - 1º colocado
Duração do Emprego Formal e Desigualdade de Gênero no Brasil: o caso das famílias de baixa renda - 2º colocado

PPP
Financiamento Público à Inovação no Brasil: contribuição para uma distribuição regional mais equilibrada? - 1º colocado
Momentos da Recentralização: repasses e relações intergovernamentais no Brasil (1995-2014) - 2º colocado

Assessoria de Imprensa e Comunicação
61 99427-4553
61 2026-5136 / 5240 / 5191
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.