Especialistas discutem papel da tecnologia no período Pós-Pandemia

Especialistas discutem papel da tecnologia no período Pós-Pandemia


Webinar promovido pelo Ipea defende o maior uso das necessidades concretas da sociedade como objetivo da política tecnológica e de inovação

O papel estratégico do setor de inovação, ciência e tecnologia para mitigar os impactos econômicos e sociais causados pela atual crise sanitária foi o tema central do webinar“O Futuro da Política Tecnológica e de Inovação no Brasil: Caminhos para o Pós-Pandemia”, promovido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta quarta-feira, 01. O debate contou com a presença de especialistas em políticas públicas voltadas à inovação, ciência e tecnologia. 

A redução dos investimentos públicos em pesquisas sobre inovação, ciência e tecnologia preocupa o setor. “Só através da inovação poderemos sair melhor da pandemia. Estamos fazendo o possível para enfrentar a falta de incentivos e não comprometer as pesquisas”, destacou Gilvam Máximo, presidente do Conselho Nacional de Secretários para Assunstos de CT&I – Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti). Dados apresentados pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) apontam uma queda de 87% nos investimentos federais no fomento à inovação em 2020.

A economista Fernanda De Negri, coordenadora do Centro de Ciência, Tecnologia e Sociedade do Ipea, defendeu a ampliação  dos incentivos fiscais para a inovação no país. “Deveríamos estar seguindo para outra direção, como os países desenvolvidos. Eles vêm fazendo do desenvolvimento tecnológico uma importante ferramenta no combate à crise sanitária”, afirmou. O webinar também contou com a participação de diretor de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação e Infraestrutura do Ipea, André Raauen, que destacou a necessidade de modificar o atual mix de políticas de inovação no sentido de aumentar o uso de instrumentos que atuam pelo lado da demanda, como as encomendas tecnológicas.

Assessoria de Imprensa e Comunicação
(61) 2026-5136 / 5240 / 5191
(61) 99427-4553
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.