Ipea promove webinar internacional sobre os desafios impostos pela Covid-19

Ipea promove webinar internacional sobre os desafios impostos pela Covid-19

Debate teve a presença de representantes dos países membros dos Brics para discutir a formação de uma agenda de traballho sobre os impactos da pandemia

A promoção e ampliação dos acordos de comércio exterior e pesquisas em políticas púbicas foram apontados como o caminho estratégico no enfrentamento global à pandemia pelos participantes do webinar que discutiu os desafios impostos pela Covid-19, no contexto da cooperação internacional. O evento foi uma promoção do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e reuniu representantes dos países membros dos Brics nesta quinta-feira, 18.

Os palestrantes apresentaram algumas das medidas que vem sendo adotadas como forma de mitigar os impactos socioeconômicos da Covid-19. Os esforços em promover ampliações nos acordos de comércio exterior e pesquisas em políticas púbicas estão entre os caminhos para o enfrentamento global da crise provocada pela pandemia. O evento foi aberto ao público e contou com mais de 100 participantes, entre pesquisadores e representantes de organismos internacionais.

Na avaliação do diretor da área internacional do Ipea, Ivan Oliveira, o atual cenário da pandemia exige realinhamento entre os países membros dos Brics. Segundo ele, o webinar foi uma oportunidade para discutir formas aprofundadas e a criação de uma agenda positiva no atual cenário. “Os desafios globais impõem novas tarefas e exigem um papel de liderança mais aprofundado por parte dos países membros dos Brics. A nossa contribuição é nesse sentindo e estamos construindo alternativas sólidas ao promover debates de alto nível”, destacou. A cooperação internacional dentro do bloco terá o poio do Ipea e do National Committee on Brics Research da Rússia.

Revista Tempo do Mundo - Durante o evento, o Ipea promoveu o lançamento da Revista Tempo do Mundo, que apresenta dez artigos sobre o debate de diferentes aspectos da articulação. Já no próximo dia 23 de junho será realizado outro webinar para debater a política comercial e integração produtiva na atual conjuntura internacional. O evento é uma parceria entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Ipea e marca a continuidade na agenda de trabalho entre as duas instituições sobre os desafios do mundo pós-pandemia.

Assessoria de Imprensa e Comunicação
Assessoria de Imprensa e Comunicação
(61) 2026-5136 / 5240 / 5191
(61) 99427-4553
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.