Fronteiras do arco central do Brasil são tema de livro do Ipea

Fronteiras do arco central do Brasil são tema de livro do Ipea


Estudo avalia cenário socioeconômico nos estados de Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou nesta quinta-feira, 2, o livro Fronteiras do Brasil: uma Avaliação do Arco Central. O estudo é fruto de uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e teve como propósito analisar as principais problemáticas identificadas na região fronteiriça do arco central do país – que compreende os estados de Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As conclusões apontam que o tráfico de armas, pessoas e entorpecentes ainda representam os maiores desafios na formulação e implementação de políticas públicas para o desenvolvimento socioeconômico regional.

A publicação está dividida em doze capítulos e também é resultado de uma oficina de trabalho realizada em junho de 2017, em Corumbá (MS). O evento teve como objetivo levantar questões, hipóteses e realizar um trabalho de campo sobre a realidade local da fronteira do Centro-Oeste, com o objetivo de contribuir para a melhoria das políticas públicas. A atividade contou com a participação de representantes de 31 instituições públicas e privadas, dos três estados integrantes do arco central, assim como da Bolívia, um dos países fronteiriços ao Mato Grosso do Sul.

O estudo, que compreendeu pesquisa de campo, entrevistas e a oficina de trabalho, foi liderado por Bolívar Pêgo, coordenador-geral de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea. Ele avalia o resultado do trabalho como uma importante ferramenta para a elaboração de novas políticas como forma de enfrentamento dos problemas identificados na região fronteiriça. “O estudo permitiu elaborar um mapeamento detalhado sobre os desafios e as fragilidades na região. É um documento de grande relevância e que será compartilhado com outros órgãos de governo, para contribuir com trabalhos futuros”, destaca.

O governo federal prepara o texto-base do Plano Nacional de Fronteira para a orientação de novas políticas públicas nessa área. O livro Fronteiras do Brasil: uma Avaliação do Arco Central será enviado ao MDR, como instituição parceira, bem como ao Ministério das Relações Exteriores e ao Gabinete de Segurança Institucional, membros do Programa de Proteção Integrada de Fronteira, dentre vários outros órgãos que trabalham com o tema.

O Ipea programou para o mês de maio de 2020 um seminário de apresentação do livro. A intenção é também apresentar, durante o evento, o quinto volume da série sobre as regiões fronteiriças do país, referente ao arco sul. A fase 1 da pesquisa está em processo de conclusão e conta com o apoio de instituições do governo federal, estados e municípios fronteiriços.

Acesse o livro Fronteiras do Brasil: uma Avaliação do Arco Central
Acesse o livro Fronteiras do Brasil: uma Avaliação de Política Pública
Acesse o livro Fronteiras do Brasil: Diagnóstico e Agenda de Pesquisa para Política Pública
Acesse o livro Fronteiras do Brasil: uma Avaliação do Arco Norte