Seminário debate democracia digital e acesso a dados

Seminário debate democracia digital e acesso a dados


Ipea reúne especialistas para tratar do papel do Estado no compartilhamento de informações e das tendências em pesquisa sobre o tema, entre outros tópicos

Como se dá a participação da sociedade civil em assuntos de interesse público, utilizando a internet como meio de debate? Essa ferramenta é a mais popular e democrática para a discussão de assuntos políticos? A democracia digital, o acesso aos dados, a participação do Estado e as experiências já vivenciadas por governos, universidades e outros órgãos serão discutidos durante seminário promovido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), nesta quinta (5) e sexta (6), na sede da instituição, em Brasília.

Durante a abertura do evento, o presidente do Ipea, Carlos von Doellinger, afirmou que o mundo digital nas instituições brasileiras ainda é uma agenda ambiciosa. “Que o Ipea possa lançar luz sobre esse tema, especialmente com esse debate que começa hoje”, disse.

O evento “Estado, Participação e Democracia Digital na Era dos Dados” promoverá um debate sobre o papel estatal no compartilhamento de informações, as tendências de pesquisa relativas ao tema, as formas de produção e o uso de tecnologias conectadas com avanços democráticos. O objetivo do seminário é inserir governo, universidades e sociedade civil na discussão, além de traçar a agenda de pesquisas em democracia digital e o mapeamento de ações a partir de 2020.

181219 radar_58_capa

O diretor de transparência e controle social da Controladoria Geral da União, Otávio Moreira de Castro Neves, disse que temos que falar de análises, dados e estudos com base em evidências e não em “achismos”, principalmente, em um momento de desinformação latente.

Para o ouvidor-geral da União, Fábio do Valle, vivemos uma crise da democracia representativa no país. "Por isso, é tão importante falar sobre o mundo digital no serviço público brasileiro", disse.

Ciro Pitangueira, secretário adjunto de Governo Digital do Ministério da Economia, acredita que o governo digital deve ser simples e ficado nas pessoas, e o IPEA tem uma participação fundamental na agenda de pesquisa na área digital, no país.

O coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD), Wilson da Silva Gomes, afirmou que, na era das fake news, é preciso estudar e se debruçar sobre o tema democracia digital.

Para a diretora da Diest, Flávia Schmidt, essa é uma oportunidade ímpar para o Ipea discutir um tema tão contemporâneo e importante como a democracia digital na era dos compartilhamentos de dados.

O tema - A democracia digital tem sido considerada uma alternativa de acesso às ações de governos, uma ferramenta de cobrança das autoridades e de articulação da sociedade civil. Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua sobre Tecnologias da Informação (PNAD Contínua TIC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 69,8% dos brasileiros com mais de dez anos de idade acessaram a internet pelo menos uma vez nos três meses anteriores à pesquisa. Isso representa um total de 126,3 milhões de pessoas. Em mais de 98% dos domicílios no país conectados à rede, o acesso à internet ocorre principalmente por meio de aparelhos celulares.

De acordo com o especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental Daniel Avelino, do Ipea, o seminário busca “mapear o campo de estudos sobre democracia digital, propondo a integração do conhecimento acumulado e sua articulação com o governo federal”. Além disso, afirma Avelino, o Ipea se dispõe a assumir o papel de articulador do conhecimento produzido na área, a partir de diálogos com centros de pesquisa nacionais e internacionais, para a incorporação dessa agenda no governo federal.

Acesse a programação do seminário

 

Ipea promove seminário sobre tecnologias emergentes e governança democrática