Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

05/02/2015 07:38

SIPS 2010 - Sistema de Indicadores de Percepção Social – Segurança Pública
 

Almir de Oliveira Junior / Dezembro 2010

O recrudescimento das taxas de criminalidade nas últimas décadas leva à necessidade de investimento em estudos para que se possa compreender melhor não apenas a estrutura e o funcionamento dos órgãos clássicos de segurança pública – as forças policiais e o sistema judiciário-penal –, mas também os mecanismos que potencializam as políticas preventivas. Os problemas associados à segurança pública precisam ser vistos de forma integrada e, diante do atual nível de desenvolvimento democrático do País, a política na área deve ser gerida de forma cada vez mais inclusiva, com maior produção e disseminação de informações.
Os governos, em todos os níveis federativos, devem fomentar ao máximo o envolvimento de todos os setores da sociedade na discussão sobre segurança pública. Nesse sentido, a produção de informações na área e as formas de utilização e de divulgação dessas informações, incluindo as opiniões dos cidadãos sobre o tema, são fatores cruciais.


Esta pesquisa do Ipea é dedicada às percepções da população brasileira sobre a segurança pública e seus órgãos de maior visibilidade no meio urbano – as polícias militar e civil dos estados, a polícia federal e as guardas municipais. Os entrevistados responderam a cinco séries de perguntas entre maio e junho de 2010. Em primeiro lugar, expressaram o grau de medo em relação aos seguintes eventos: assassinato, assalto a mão armada, arrombamento da residência e agressão física. Em segundo lugar, responderam sobre o grau de confiança nas instituições policiais e nas guardas municipais. Em terceiro, avaliaram vários itens ligados às polícias e seus serviços. Por fim, os entrevistados que já passaram pela experiência de contato com a polícia fizeram uma avaliação dos serviços prestados e forneceram informações sobre possíveis problemas ocorridos na interação com os agentes policiais.

acesseAcesse o documento

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea