Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

05/02/2015 07:51

SIPS 2011 - Sistema de Indicadores de Percepção Social – Segurança Pública


Março 2011

O que está por trás da percepção social a respeito da segurança pública? Como fornecer uma maior sensação de segurança à população? Um maior número de policiais aumenta a confiança dos cidadãos no trabalho policial? Em que medida maiores investimentos na área alcançam o objetivo de fazer com que a população perceba uma melhoria em sua qualidade de vida? Este trabalho, apesar de não trazer respostas definitivas para essas questões, é norteado por essa preocupação com o aprimoramento da ação do Estado na área de segurança pública.


Deve-se realçar que a imagem construída por uma população sobre a segurança pública depende uma série de fatores, como, por exemplo, a sua faixa média de escolaridade, renda ou idade, ou, ainda, do tipo de atuação da imprensa. Tais elementos estão além do escopo deste levantamento. Mas indagar se a sensação de segurança é mais presente nas regiões com maiores investimentos em segurança pública, ou se a confiança na polícia é maior nas regiões em que existem maiores efetivos policiais por habitante consistem em bom ponto de partida para o debate a respeito da percepção da população em relação à política pública nesse setor.


A confiança é o elo fundamental entre os cidadãos e as instituições que devem representar o interesse público. É resultado das visões sobre o desempenho e adequação das organizações quanto às funções para as quais são idealizadas. As polícias dependem da confiança dos cidadãos para o cumprimento eficaz de seu papel na sociedade. Precisam construir parcerias com as comunidades. As atividades de policiamento e a prevenção da criminalidade são, em tese, mais eficientes se existe essa relação de confiança, de modo que também exista cooperação com as polícias por parte da população. Daí a importância das pesquisas de opinião na área de segurança pública, que devem ser utilizadas como ferramentas para o aperfeiçoamento da relação entre as instituições de segurança pública e a sociedade.

 

acesseAcesse o documento

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea