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05/02/2015 07:55

SIPS 2011 - Sistema de Indicadores de Percepção Social – Educação


Jorge Abrahão de Castro, Eduardo Luiz Zen e Paulo Corbucci / fevereiro de 2011

A construção de indicadores de percepção da população sobre as políticas e serviços públicos é uma forma útil aos gestores governamentais na busca pelo aprimoramento das ações do Estado, especialmente na fase de monitoramento de políticas em implementação, a fim de proporcionar maior eficácia e eficiência aos investimentos públicos.


No caso específico da educação, foi aplicado um questionário com 21 questões objetivas, para 2.773 pessoas nas suas residências, em todo o Brasil, no período de 3 a 19 de novembro de 2010. A amostra foi definida por cotas, tendo como parâmetro a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD) de 2008, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Todos os entrevistados responderam a perguntas sobre a qualidade da educação pública no Brasil, independentemente de frequentarem a escola ou serem responsáveis por alunos. Já as questões específicas sobre os programas da Merenda Escolar e Livro Didático e sobre os Conselhos Escolares se limitaram a captar a opinião de quem se declarou conhecedor do programa específico, seja como pai, mãe ou responsável pelo aluno; como servidor de escola beneficiada; ou como conhecedor do programa por outro meio. No caso do ProUni, as perguntas também se limitaram a quem se declarou conhecedor do Programa, seja como bolsista; como parente ou conhecido de quem é bolsista; ou, ainda, como conhecedor do ProUni por outro meio.


Apesar de o questionário aplicado ter solicitado resposta sobre a forma de conhecimento do programa específico estudado, a metodologia da amostra não permite fazer inferências por esses subgrupos, já que buscou captar a opinião da população como um todo representativo de cada região do território nacional, além de diferenças por escolaridade, sexo, etnia, estado civil e renda. Por essa razão, a análise feita nesta edição não levará em conta a opinião isolada de grupos a partir de diferentes formas de conhecimento dos programas e sim a opinião dos respondentes.

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