Twitter
Youtube
facebook
LinkedIn
Google +

 

05/02/2015 07:56

SIPS 2011 - Sistema de Indicadores de Percepção Social – Direitos do Trabalhador e Qualificação Profissional


André Campos, Brunu Amorim, Marcelo Galiza, Roberto Gonzalez e Sandro Pereira / Janeiro 2011

Nesta edição específica, o SIPS focalizou dois pontos: i) A percepção dos trabalhadores assalariados sobre o respeito aos seus direitos e às suas condições de trabalho: neste primeiro ponto, analisam-se temas como jornada de trabalho, segurança no trabalho, discriminação, assédio moral ou sexual e, também, o acesso a instituições coletivas no caso de violações de direitos do trabalho. Constata-se que a acelerada expansão do emprego, registrada nos últimos anos no país, vem ocorrendo com um maior grau de respeito aos direitos laborais.


ii) A percepção do acesso à qualificação ocupacional pelos trabalhadores: neste segundo ponto, apresentam-se dados sobre a importância da qualificação para diversos grupos da população: inativos, trabalhadores assalariados (com ou sem registro), trabalhadores por conta própria, empregadores de porte reduzido e trabalhadores desempregados. Verifica-se que a falta de qualificação parece ser um fator importante para a explicação da condição laboral de parte desses grupos.


O questionário aplicado contou com 73 perguntas objetivas, que abordaram os principais aspectos da inserção laboral, efetiva e potencial, dos grupos populacionais já mencionados: inativos, assalariados, conta-própria, pequenos empregadores e desempregados. A aplicação do questionário considerou a distribuição dos domicílios por regiões do país, bem como sua distribuição por cotas de amostragem. Os parâmetros básicos para definição dessas distribuições vieram da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD), realizada em 2008 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 


acesseAcesse o documento

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea