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05/02/2015 08:07

SIPS 2010 - Sistema de Indicadores de Percepção Social – Bancos: Exclusão e Serviços


Fabio Schiavinatto / Janeiro de 2011

Nesta edição, o SIPS focalizou os serviços oferecidos pelos bancos comerciais, públicos e privados, e a temática da exclusão bancária de parte da população brasileira. A pesquisa também quis conhecer o entendimento da população sobre as principais funções de um banco. O sistema bancário brasileiro é reconhecido pela sua regulamentação, elaborada por entes públicos: Conselho Monetário Nacional (CMN) e Banco Central do Brasil, em consonância com os acordos internacionais vigentes.

O sistema também tem como características reconhecidas o seu alto grau de automação tecnológica e concentração de mercado. O questionário aplicado contou com 36 perguntas objetivas que abordaram a inclusão bancária, a qualidade dos serviços e do atendimento prestado, o horário de funcionamento das agências bancárias, a segurança para a realização das operações e os produtos e serviços oferecidos.

A aplicação dos questionários considerou uma distribuição pelas grandes regiões do país e por cotas, tendo como parâmetros a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD) 2008, realizada pelo Instituto brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

 

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