Carlos von Doellinger toma posse como presidente do Ipea

Carlos von Doellinger toma posse como presidente do Ipea


Cerimônia realizada na sede do instituto, em Brasília, contou com a presença do ministro da Economia, Paulo Guedes

A cerimônia de posse do presidente do Ipea, o economista Carlos von Doellinger, aconteceu nesta quarta-feira, 13/03, no auditório Divonzir Gusso, em Brasília. O evento contou com a participação do ministro de Estado da Economia, Paulo Guedes, e do ex-presidente do instituto Ernesto Lozardo. 

O ministro destacou a importância do Ipea para o país, especialmente para ajudar a delinear as políticas a serem implementadas pelo novo governo. “O Ipea foi minha primeira casa. Quando cheguei do doutorado, o Ipea já era uma referência no debate das ideias, como convém a um think tank. É uma casa de inteligência e de apoio ao governo”, declarou Guedes.

Von Doellinger expressou a satisfação em retornar à casa onde fez carreira e se aposentou em 1994, após 28 anos de contribuição com o serviço público. “O Ipea que encontro hoje é bem diferente do que vivi em meus tempos, em termos de estrutura organizacional”, observou. “Vamos focar nas prioridades atuais: a reestruturação das finanças públicas, hoje a maior restrição à plena recuperação da economia e à volta do crescimento, e as avaliações e proposições de políticas públicas. O papel do Ipea é prestar auxílio nessa jornada”, destacou o novo presidente. Doellinger entrou no instituto como pesquisador em  1968, onde ocupou cargos como coordenador de Pesquisa e de Planejamento e diretor de Macroeconomia.

Presente à cerimônia para a transferência de gestão, o ex-presidente Ernesto Lozardo reforçou que ainda existe muito a ser feito no Ipea, porém os alicerces foram fincados. “É possível dirigir o Ipea com entusiasmo, acreditar na grandeza intelectual dos ipeanos, que constroem o instituto, no direcionamento claro dos seus objetivos e na correção de rumos, em busca de um Ipea grandioso, intelectualmente independente e financeiramente autônomo nas suas despesas discricionárias”, pontuou Lozardo.

Compareceram à cerimônia os presidentes do Banco Central, Roberto Campos Neto, do Banco do Brasil, Rubem Novaes, da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, e do IBGE, Susana Guerra. Também prestigiaram a posse do novo presidente do Ipea o secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Pacheco dos Guaranys, o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, o secretário da Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues Júnior, e o procurador-geral da Fazenda Nacional, José Levi Mello do Amaral Júnior, entre outras autoridades.