Indicador Ipea de Investimentos aponta alta de 1,7% em novembro

Indicador Ipea de Investimentos aponta alta de 1,7% em novembro


O resultado positivo interrompeu três meses de queda e foi influenciado pela importação de plataformas de petróleo

O Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) referente a novembro de 2018, espécie de termômetro dos investimentos brasileiros, avançou 1,7% em relação a outubro. O resultado, divulgado nesta quinta-feira, 17, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, interrompeu três meses de queda, quando os investimentos acumularam perda de 3,6%.

O desempenho positivo em novembro, porém, só foi possível devido ao forte crescimento das importações de máquinas e equipamentos no mês, especificamente de plataformas de petróleo. Sem esse efeito, a formação bruta de capital fixo teria recuado 2,3%.

Entre os componentes da FBCF, o consumo aparente de máquinas e equipamentos (Came) – cuja estimativa corresponde à produção doméstica líquida das exportações acrescida das importações – cresceu 8,7% em novembro. O desempenho foi muito influenciado pelas operações de comércio exterior envolvendo as plataformas de petróleo, estimuladas pelas mudanças no regime aduaneiro Repetro.

Já o indicador de construção civil recuou pela segunda vez (-1,6%), fazendo com que o resultado no trimestre terminado em novembro ficasse negativo (-0,5%). Por fim, o terceiro componente da FBCF – outros ativos fixos – também apresentou queda (-1,7%) entre outubro e novembro.

Na comparação com o mesmo mês de 2017, o Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo apresentou evolução de 7,8% em novembro. No acumulado de 12 meses, o crescimento foi de 4,9%.

Acesse o indicador no blog da Carta de Conjuntura

Assessoria de Imprensa e Comunicação
21 3515-8578
61 2026-5114
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.