Ipea e GDF vão firmar acordo sobre o Mapa das Organizações da Sociedade Civil

Ipea e GDF vão firmar acordo sobre o Mapa das Organizações da Sociedade Civil

A cooperação busca integrar no Mapa das OSCs os dados sobre parcerias entre o GDF e as organizações da sociedade civil

Em agosto, o Ipea assinará um Acordo de Cooperação Técnica com o Governo do Distrito Federal para transferência de bases de dados sobre as parcerias estabelecidas entre o GDF e as Organizações da Sociedade Civil nos anos recentes. As bases de dados do GDF serão adicionadas ao conteúdo do Mapa das Organizações da Sociedade Civil (Mapa das OSCs), que possui informações sobre as cerca de 400 mil OSCs do país e já integra 17 bases de dados federais. 

"A cooperação entre Ipea e GDF indica as possibilidades de cooperação entre os entes federados subnacionais com o Ipea”, destaca o técnico de planejamento e pesquisa do Ipea Félix Garcia Lopes, responsável pela plataforma. Como parte de uma estratégia para disponibilizar informações de entes subnacionais, ampliando a transparência e adensando a qualidade dos registros sobre o tema, o Mapa das OSCs possibilita aos governos a oportunidade de, com ações simples e sem custos, disponibilizarem informações sistemáticas sobre as políticas públicas cuja execução ocorra em parceria com as organizações civis e aumentarem a transparência governamental.

“Ao mesmo tempo, por meio da integração com as dezenas de outros bancos de dados, o gestor pode ter uma ferramenta de gestão muito útil à formulação de políticas", explica Lopes.

Portal Brasília Cidadã

No dia 27/07, o GDF lançou o Portal Brasília Cidadã, uma iniciativa que visa fomentar a integração de políticas públicas, ações voluntárias, mecanismos de participação e controle social. O programa tem o objetivo de conectar governo, organizações da sociedade civil e cidadãos em redes solidárias, inclusivas e colaborativas, e diferentes canais e instâncias de participação popular, controle social e cidadania.

O evento ocorreu na Residência Oficial de Águas Claras, e teve a participação do diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do Ipea, Alexandre Gomide, no âmbito da cooperação entre o Instituto e o GDF com objetivo de integrar no Mapa das OSCs os dados sobre parcerias entre o GDF e as organizações da sociedade civil. Laís Lopes, pesquisadora no projeto Mapa das OSCs, também esteve na cerimônia e fez uma apresentação sobre a plataforma.