Reforma tributária é tema de livro lançado nesta segunda

Reforma tributária é tema de livro lançado nesta segunda

Evento teve a participação dos economistas Mansueto Almeida e Roberto Ellery

A sede do Ipea em Brasília foi o local de lançamento, nesta segunda-feira, 26, do livro Tributação no Brasil: estudos, ideias e propostas. De organização do técnico de planejamento e pesquisa Adolfo Sachsida, a obra conta com análises e argumentações que fomentam as discussões tributárias no Brasil, país que chegou a acumular 92 tipos diferentes de tributos em 2016. Também estavam presentes os economistas Mansueto Almeida, secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Roberto Ellery, professor da Universidade de Brasília, e o diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea, Alexandre Xavier Ywata.

O livro evidencia a complexidade tributária brasileira e seus malefícios para a economia, com propostas de reformas simples e pontuais que buscam melhorar a eficácia do sistema nacional. Para defender essa ideia, Sachsida apresenta dados que comprovam a necessidade de simplificar a burocracia tributária: “Um estudo do Banco Mundial mostra que, no Brasil, uma empresa média gasta 2.600 horas só para saber quanto ela deve ao governo de impostos”.

Com oito capítulos de diferentes economistas, o livro reúne casos internacionais e analisa assuntos em evidência desde as últimas crises econômicas, como a criação do Imposto sobre Grandes Fortunas e da Contribuição sobre Movimentação Financeira, abordada no capítulo que fecha a obra. Criticando o atual sistema tributário, Sachsida rebate os argumentos que apontam a solução dos problemas financeiros do Brasil com a implementação desses dois tributos.

O evento de lançamento do livro foi aberto ao público, que também pôde conferir a versão digital do texto no portal do instituto.

Serviço
Lançamento do livro Tributação no Brasil: estudos, ideias e propostas
Dia: 26 de junho
Horário: 14h30 às 17h
Local: Setor Bancário Sul, Quadra 1, Ed. BNDES/Ipea, subsolo, Auditório Divonzir Gusso