Ipea promoveu diálogo sobre consórcios públicos no IV EMDS

Ipea promoveu diálogo sobre consórcios públicos no IV EMDS

Durante o evento, em Brasília, foi ressaltado o caráter social dessa alternativa de serviço público

O Estádio Mané Garrincha, em Brasília, sediou entre 24 e 28 de abril o IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento contou com arenas de diálogos e salas temáticas, que tiveram a proposta de debater ações sustentáveis que repensassem os financiamentos públicos e a governança das cidades.

Na segunda-feira, 24, o Ipea organizou um diálogo na Sala Temática 6, sobre consórcios públicos e governança metropolitana em contexto de crise, mediado pelo técnico de planejamento e pesquisa Constantino Cronemberger, que ressaltou a importância de alternativas estratégicas dos serviços públicos. O Estatuto da Metrópole também foi amplamente citado pelos participantes, pois serviu como base para discussões acerca do papel dos consórcios públicos nas metrópoles, norteando o debate que contou com a participação ativa da plateia.

A especialista em políticas públicas Paula Ravanelli defendeu o tema central da mesa, relatando suas experiências na área: “Cada caso é um caso e cada modelo é adaptado para sua melhor função, mas o consórcio tem de ser muito mal administrado para dar prejuízo”. A fala foi complementada pelo caráter social dos consórcios, citado pelos convidados como meio de redução de desigualdades, principalmente em municípios menores.

O evento foi finalizado com uma roda de perguntas dos participantes, que puderam dialogar com os debatedores sobre suas experiências profissionais e alternativas práticas para o contexto de crise.