Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
19/08/2010 13:21

Seminário 8: Trajetórias de Desenvolvimento: África do Sul, Alemanha, Argentina, China, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Índia, México e Rússia (24 e 25 de junho de 2009)

Dando prosseguimento ao projeto Perspectivas do Desenvolvimento Brasileiro, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) organizou, em junho de 2009, durante dois dias, o 8º seminário Trajetórias de Desenvolvimento. Nesse evento, foram apresentadas as estratégias de crescimento adotadas por 10 países: África do Sul, Alemanha, Argentina, China, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Índia, México e Rússia.

O seminário contou com a participação de especialistas de diversas universidades e instituições do Brasil e da Espanha, cujos artigos estão publicados no segundo volume do livro Trajetórias recentes de desenvolvimento: estudos de experiências internacionais selecionadas. O encerramento, em 26 de junho, foi feito pelo embaixador Samuel Pinheiro Guimarães (foto), secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores.

O objetivo das palestras era mostrar ao público o projeto de desenvolvimento estabelecido por cada país, analisar seus resultados e sua situação atual, especialmente diante da crise econômica global. Ao final das apresentações, o convidado especial Antônio Jorge Ramalho, professor da Universidade de Brasília, fez comentários sobre as informações passadas pela especialista em Rússia Lenina Pomeranz (USP) e pelos especialistas em Alemanha Paula Pedroti (FGV/SP) e Ricardo Mendes (Prospectiva Consultoria).

O embaixador Pinheiro Guimarães afirmou, em sua exposição de encerramento, que o Brasil conseguiu evitar consequências drásticas da crise econômica internacional "graças à resistência patriótica de muitos". Ele creditou aos trabalhadores, aos empresários e aos administradores públicos o fato de País figurar hoje entre as dez maiores economias do mundo.

"Se elaborarmos três listas com as dez maiores nações em território, população e Produto Interno Bruto (PIB), apenas três constarão em todas as relações: Estados Unidos, China e Brasil", afirmou Pinheiro Guimarães. Ele também relacionou a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas e as relações com os países vizinhos como prioridades da política externa brasileira.


Palestrantes e seus gráficos apresentados:

Veja o convite.
 
Veja o cartaz.
 
Veja a saia de mesa.
 
Veja o banner.

Veja a galeria de fotos.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea