Twitter
Youtube
facebook
LinkedIn
Google +

 

13/10/2017 11:00

Livro sobre inovação no setor público será lançado em evento na Enap
Mesa-redonda de apresentação da obra, uma parceria do Ipea com a Escola Nacional de Administração Pública, será na terça-feira, dia 17

O papel protagonista do Estado no terreno da inovação é um dos aspectos em destaque no livro Inovação no Setor Público: teoria, tendências e casos no Brasil, que será lançado nesta terça-feira, 17, às 16h30, durante mesa-redonda na 3ª Semana de Inovação em Gestão Pública – Transformação Digital. O evento ocorre na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília.

A coletânea de artigos aponta caminhos para a construção da cultura inovadora na administração pública brasileira, um fenômeno complexo cada vez mais estratégico no setor público, em suas diferentes esferas. Os autores utilizam distintas metodologias, com abordagens comparativas e estudos de casos de inovação em políticas públicas no Brasil e no exterior.

A obra, organizada por Pedro Cavalcante, Marizaura Camões, Bruno Cunha e Willber Severo, é fruto de um esforço conjunto do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Enap. Segundo Pedro Cavalcante, coordenador de Estudos e Políticas de Estado e Democracia do Ipea, o livro reúne artigos de pesquisadores, servidores e colaboradores internacionais que são referências no campo.

Os estudos discutem os impactos das inovações no setor público tanto com visões otimistas quanto desmistificadoras, refletem sobre experiências internacionais precursoras e de boas práticas de gestão, analisam dados oriundos de concursos e premiações para incentivar a prática inovadora, verificam as principais barreiras à inovação e trazem um panorama das trajetórias de inovações desde a sua criação até casos brasileiros positivos à sociedade.

No conjunto dos textos, predomina o olhar da importância do Estado, tanto agindo na correção de falhas de mercado e nas suas próprias falhas, como também na construção de ambientes favoráveis para o processo inovador da iniciativa privada e sociedade civil. Enquanto na iniciativa privada a inovação é uma questão de sobrevivência, na esfera pública os objetivos estão relacionados à revitalização da confiança e da legitimidade do Estado junto aos cidadãos. A sistematização desses debates é um dos atributos relevantes da obra.

Serviço
Lançamento do livro Inovação no Setor Público: Teoria, Tendências e Casos no Brasil
Onde: Enap (Setor de Áreas Isoladas Sul – SAIS, Área 2ª, Brasília-DF)
Quando: terça-feira, 17 de outubro de 2017
Horário: 16h30 às 18h

Para ver a programação completa da 3ª Semana de Inovação em Gestão Pública, clique aqui

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea