Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

13/10/2017 12:16

Ipea realiza debate e lança livro sobre dilemas das MPMEs no Brasil
Evento na terça-feira, dia 17, no Rio de Janeiro, reunirá especialistas para tratar da produtividade e semi-informalidade de micro, pequenas e médias empresas

Na próxima terça-feira (17/10), o Ipea sedia o debate de lançamento do livro Um Pirilampo no Porão: um pouco de luz nos dilemas da produtividade das pequenas empresas e da informalidade no Brasil. A obra analisa não só a participação das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) na baixa produtividade média da economia, como os planos e políticas de governo, a estrutura institucional e os mais relevantes instrumentos legais e regulatórios do setor.

A pesquisa trata também da semiformalidade das firmas, que, muitas vezes, operam atividades formais e informais de maneira complementar. O livro cita as práticas de transações por fora, ou caixa dois, de compra de notas fiscais emitidas por empresas formais (transação conhecida como barriga de aluguel), entre outras.

Como a heterogeneidade das MPMEs não permite elas que sejam tratadas como “categoria única”, são propostas políticas segundo os níveis de maturidade organizacional. Para isso, a partir de dados da Pesquisa de Inovação (Pintec), foi examinado o perfil inovativo das empresas industriais no Brasil de acordo com o seu porte. A obra trata, ainda, de incentivos públicos à inovação e da proposição de um projeto nacional que crie as bases de políticas públicas relacionadas às MPMEs, para que aumentem a produtividade da economia como um todo, a fim de contribuir na superação das desigualdades socioeconômicas do país.

O debate de lançamento da publicação terá a presença dos autores, os técnicos de planejamento e pesquisa do Ipea Mauro Oddo Nogueira e Graziela Ferrero Zucoloto. Os debatedores serão Carlos Lessa, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ex-presidente do BNDES, Andrea Bastos Guimarães, diretora-adjunta de Pesquisa do IBGE, Carlos Henrique Corseuil, coordenador de Estudos e Pesquisas em Trabalho e Desenvolvimento Rural do Ipea, e Carlos Mussi, diretor do Escritório da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) no Brasil.

Serviço

Lançamento do livro Um Pirilampo no Porão: um pouco de luz nos dilemas da produtividade das pequenas empresas e da informalidade no Brasil
Horário: 14h30 às 18h
Local: Unidade do Ipea no Rio de Janeiro - Auditório Michal Gartenkraut - Av. Pres. Antonio Carlos, 51 (RJ), 16º andar, Centro

É necessário confirmar presença pelo e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea