Twitter
Youtube
facebook
LinkedIn
Google +

 

13/10/2017 16:22

Seminário analisa a mudança do clima e sua relação com as contas nacionais

Evento reunirá autoridades e especialistas no dia 17, terça-feira, das 8h às 18h, na sede do Ipea, em Brasília

O Seminário Internacional Relacionando Mudança do Clima e Contas Nacionais será realizado nesta terça-feira, 17, no auditório Divonzir Gusso, subsolo da sede do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Brasília. O evento, aberto ao público, vai discutir a íntima ligação entre economia e mudança do clima, com a participação de autoridades e especialistas de várias instituições.

Segundo os organizadores, evidências científicas mostram que a mudança do clima é inequívoca e decorre da ação antrópica de aumentar a concentração de gases de efeito de estufa (GEE) na atmosfera. Desse modo, a mudança do clima tem como causa as emissões provocadas pelo exercício das atividades econômicas. Da mesma forma, ela também afeta cada vez mais essas atividades.

Para um debate aprofundado sobre essas e outras questões, o seminário reunirá autoridades e especialistas do International Policy Centre for Inclusive Growth (IPC-IG), Instituto Clima e Sociedade (iCS), Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), Ipea, entre outras organizações.

O café de boas-vindas começará às 8h da manhã. A mesa de abertura será às 8h30, com as participações de Alexandre Ywata, presidente substituto do Ipea, Roberto Olinto, presidente do IBGE, Everton Lucero, secretário de Mudança do Clima e Florestas do MMA e Marcos Ferrari, secretário de Planejamento e Assuntos Econômicos do MP.

O primeiro painel, às 9h, abordará as experiências internacionais em estatísticas relacionadas à mudança do clima. Às 11h, o segundo painel discutirá iniciativas de contabilidade ambiental brasileira. À tarde, a partir das 14h, o terceiro painel terá como tema “Relacionando inventários nacionais de emissões à contabilidade econômica”. Às 16h, haverá uma sessão de debate sobre os desafios e o caminho a seguir.

A mesa de encerramento ocorrerá às 17h30. O seminário é organizado conjuntamente pelo MP, MMA, Ipea, iCS, IPC-IG, Cepal e IBGE, e conta com o apoio da Rede Clima. Para participar, é preciso confirmar presença pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Para ver a programação completa, clique aqui.

Serviço
Seminário Internacional Relacionando Mudança do Clima e Contas Nacionais
Onde: auditório Divonzir Gusso, no Ipea (SBS, Quadra 1, Bloco J, Ed. BNDES/Ipea, subsolo, Brasília-DF).
Data: terça-feira, 17 de outubro de 2017.
Horário: das 8h às 18h.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea