Twitter
Youtube
facebook
LinkedIn
Google +

 

17/10/2017 17:00

Livro defende nova relação entre inovação e administração pública

Obra organizada em parceria entre o Ipea e a Enap foi lançada nesta terça-feira, 17, durante a 3ª Semana de Inovação em Gestão Pública

"Inovação e setor público são termos que não costumam ser positivamente relacionados. Quando o são, é geralmente para sobressaltar o papel negativo do Estado no processo inovador. Entretanto, em todo o mundo, uma nova tendência surge com grande força, a fim de reconfigurar a relação entre inovação e a administração pública", comenta Pedro Cavalcante, coordenador de Estudos e Políticas de Estado e Democracia do Ipea e um dos organizadores do livro Inovação no Setor Público: teoria, tendências e casos no Brasil, obra produzida em parceria entre o Instituto e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

A publicação, amparada em exemplos concretos, foi lançada nesta terça-feira, 17, às 16h30, durante mesa-redonda aberta ao público, dentro da programação da 3ª Semana de Inovação em Gestão Pública – Transformação Digital, evento que ocorre na sede da Enap, em Brasília, até quinta-feira, 19.

O livro, já disponível no Portal Ipea, envolveu pesquisadores nacionais e internacionais e servidores públicos engajados em discutir de forma positiva e, sobretudo, realista, o papel do Estado perante o fenômeno da inovação. Os organizadores são Pedro Cavalcante, Marizaura Camões, Bruno Cunha e Willber Severo. 

De acordo com Bruno Cunha, especialista em políticas públicas e gestão governamental no Ipea, o livro revela a inovação como um fenômeno multicausal. "As estratégias de implementação de novas ideias na gestão pública não seguem receitas pré-definidas. Entretanto, via de regra, baseiam-se em esforços de cocriação, capacitação e interdisciplinariedade de equipes, liderança dinâmica e experimentalismo", defende.

Confira o livro Inovação no Setor Público: teoria, tendências e casos no Brasil

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea