Twitter
Youtube
facebook
LinkedIn
Google +

 

16/11/2017 18:01

Livro do Ipea é destaque em congresso acadêmico da América Latina

'Burocracia federal de infraestrutura econômica' reflete a importância das capacidades estatais para o país

O livro Burocracia federal de infraestrutura econômica: reflexões sobre capacidades institucionais - fruto de uma parceria entre o Ipea e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) - será um dos destaques do Latin American Workshop in Law and Economics, evento acadêmico que ocorre de 16 a 18/11, na Universidade de Brasília, e visa apoiar pesquisas em direito e economia.

Organizada por Jean Marlo Pepino de Paula, Pedro Lucas de Moura Palotti, Pedro Luiz Costa Cavalcante e Pedro Assumpção Alves, a obra discorre sobre as capacidades estatais, principalmente do setor público brasileiro em planejar, implementar, gerir e regular o campo de infraestrutura econômica.

A publicação enfoca a investigação sobre a burocracia dedicada aos temas de transportes e energia na administração pública federal, uma vez que são setores importantes para o país e para o desenvolvimento regional, bem como recebem vultosos investimentos, de modo a comprometer parte do orçamento público e inibir a participação de parceiros privados devido à exposição prolongada dos recursos a riscos pouco controláveis por eles.

No entanto, quando bem conduzidos, os investimentos em infraestrutura pelo ente público trazem benefícios. "A redução de custos de operação e, principalmente, de transação podem ampliar o acesso a estes ativos em cenários com baixa renda per capita e aumentar a competitividade internacional do mercado nacional", frisa o livro.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea