Twitter
Youtube
facebook
LinkedIn
Google +

 

01/12/2017 16:32

Mapa das OSCs receberá dados do GDF sobre organizações da sociedade civil


Ipea firmou acordo com o Governo do Distrito Federal para transferência de bases de dados sobre as parcerias estabelecidas entre o GDF e as OSCs

No dia 5 de dezembro, terça-feira, o Ipea assinou formalmente Acordo de Cooperação Técnica com o Governo do Distrito Federal para transferência de bases de dados sobre as parcerias estabelecidas entre o GDF e as organizações da sociedade civil nos anos recentes.

As bases de dados do GDF serão adicionadas ao conteúdo do Mapa das Organizações da Sociedade Civil (Mapa das OSCs), que possui informações sobre as cerca de 400 mil OSCs do país e já integra 17 bases de dados federais com dados atualizados sobre perfil dessas organizações, transferências de recursos públicos e participação social no ciclo de gestão de políticas públicas.

A ação é parte de estratégia do Mapa para integrar e oferecer informações de entes subnacionais, ampliando a transparência e adensando a qualidade dos registros sobre o tema.

A medida também beneficia o próprio GDF, que passará a consolidar as informações sobre parcerias com as OSCs em um único ambiente. O Distrito Federal tem 5.112 OSCs cadastradas no Mapa – é a terceira UF do Centro-Oeste com maior número de instituições da sociedade civil na plataforma. Até então, os dados estavam fragmentados por secretarias.

Com a novidade, o GDF passa a ser a primeira Unidade da Federação a integrar todos os dados das parcerias com OSCs no Mapa. "Gestores que cuidam estritamente do controle, das formas como os recursos públicos circulam entre o Estado e a sociedade civil, já sabem que têm no Mapa um aliado forte para suas checagens e para a devida transparência pública preconizada por diversos constrangimentos legais", destaca José Carlos dos Santos, membro da equipe do Mapa das OSCs.

A cerimônia de assinatura do acordo aconteceu no Salão Branco do Palácio do Buriti, em Brasília, e contou com a presença do presidente do Ipea, Ernesto Lozardo, do governador do DF, Rodrigo Rollemberg, e do secretário da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais do Distrito Federal, Sérgio Sampaio. Também estavam presentes o subsecretário de Relações do Trabalho e do Terceiro Setor da Casa Civil, Márcio Gimene, demais secretários, gestores públicos e membros dos conselhos de políticas e da sociedade civil.

Logo em seguida, José Carlos dos Santos explicou para os representantes das OSCs como inserir os dados na plataforma.

Acesse o Mapa das Organizações da Sociedade Civil

 

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea