Twitter
Youtube
facebook
LinkedIn
Google +

 

14/12/2017 12:31

Reforma da Previdência é tema de artigo do presidente do Ipea


Em artigo publicado na edição desta quinta-feira,14, do jornal O Estado de S. Paulo, Ernesto Lozardo destaca razões que justificam a reforma

Em artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo nesta quinta-feira, 14, o presidente do Ipea, Ernesto Lozardo, afirma que a reforma da previdência é uma questão de Estado, não de governo. O artigo aponta que o ritmo de envelhecimento da população brasileira é equivalente ao de uma nação desenvolvida, embora o país não o seja. “A Europa demorou cerca de 50 anos para passar do patamar de 10% para 20% da população idosa. O Brasil deve alcançar esse nível em 20 anos”, argumenta Lozardo. Em 2016, a expectativa de vida dos brasileiros chegou a 75,8 anos.

O presidente do Ipea afirma que o substitutivo da reforma da Previdência proposto pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados tem o objetivo de eliminar privilégios de alguns setores públicos, com justiça social. “Caso as propostas da comissão não sejam aprovadas, isso impedirá a medida rigorosa do teto dos gastos fiscais. E os gastos constitucionais com educação e saúde serão cobertos por dois desastrosos instrumentos da política econômica: aumento da dívida pública federal e elevação de impostos sobre a renda dos trabalhadores e o lucro do setor privado”, explica Lozardo.

Ele ressaltou, ainda, que a reforma original permitiria ao país uma economia de R$ 800 bilhões em dez anos, e que a proposta pela emenda aglutinativa reduz esse valor para R$ 480 bilhões. Essa poupança, segundo o presidente do Ipea, seria suficiente para assegurar a liquidez da Previdência por um período de cinco anos e demandaria um novo ajuste em 2019. “Sem aniquilar as raízes da atual crise fiscal, será inimaginável o futuro da sociedade brasileira”, conclui Lozardo.

Leia o artigo na íntegra

 

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea