Twitter
Youtube
facebook
LinkedIn
Google +

 

22/02/2018 15:29

Seção de Economia Agrícola da Carta de Conjuntura foi divulgada em seminário

Estudo realizado pelo Ipea em parceria com o Mapa e o Cepea/USP apresenta dados como PIB, mercados, preços, produção, agrosserviços, empregos, comércio externo e seguro rural

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com a Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SPA/Mapa) e com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo (Cepea/Esalq/USP), divulgou nesta terça-feira, 27 de fevereiro, a seção de Economia Agrícola da Carta de Conjuntura nº 38. O seminário, aberto ao público, foi realizado no auditório Divonzir Gusso, na sede do Ipea, em Brasília.

A seção apresenta dados sobre o setor agropecuário no país, como PIB, mercados, preços, produção, agrosserviços, empregos, comércio externo e seguro rural. A mesa de abertura teve a participação de José Ronaldo de Castro Souza Júnior, diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac/Ipea), e de Alexandre Xavier Ywata de Carvalho, diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur/Ipea). A apresentação e a moderação da mesa foram feitas por José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho, técnico de planejamento e pesquisa da Dirur/Ipea.

A programação contou com quatro mesas. A primeira trouxe dados sobre "Mercados e Preços Agropecuários e Produção e Emprego no Agronegócio: insumos, primário, agroindústria e agrosserviços", com Geraldo Sant'Ana de Camargo Barros, professor titular e coordenador-científico do Cepea, e Nicole Rennó Castro, pesquisadora do Cepea.

Em seguida, José Ronaldo de Castro Jr. apresentou as informações sobre o PIB da agroindústria e comércio externo. Depois, José Garcia Gasques, coordenador-geral de Estudos e Análises (SPA/Mapa), falou sobre o valor da produção agropecuária. Por último, Antonio Luiz Machado de Moraes, coordenador-geral de Crédito Rural (SPA/Mapa), abordou análises sobre o seguro rural.


Confira a seção Economia Agrícola

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea