Twitter
Youtube
facebook
LinkedIn
Google +

 

16/03/2018 17:15

Ipea lança livro sobre o Brasil e o Sistema das Nações Unidas


Seminário será às 15h de quinta-feira, dia 22, na sede do instituto, em Brasília

O livro Brasil e o Sistema das Nações Unidas: desafios e oportunidades na governança global será lançado pelo Ipea, em Brasília, na próxima quinta-feira, dia 22 de março. O seminário será das 15h às 18h, no auditório do 16º andar. A publicação traz artigos de autores brasileiros engajados no tema da governança global, política externa brasileira e Nações Unidas.

Segundo os organizadores do livro, Guilherme de Oliveira Schmitz, técnico de planejamento e pesquisa do Ipea, e o professor doutor Rafael A. Rocha, docente da Universidade Federal de Roraima, a complexidade do tema demandou pesquisadores de múltiplas formações.

Ainda de acordo com Schmitz e Rocha, refletir sobre as Nações Unidas e pensar na forma como a organização pode buscar soluções para os mais diversos desafios da atualidade não são tarefas simples. Para eles, os textos no livro destacam com maestria essa complexidade. "Discutir de forma abrangente e plural os constrangimentos da governança global é necessário não só para a comunidade internacional como um todo, mas para uma inserção melhor e mais assertiva da própria política externa brasileira no contexto mundial", apontam os organizadores na introdução do primeiro capítulo.

Alguns dos assuntos tratados no livro são: os relatórios do desenvolvimento humano das Nações Unidas e a indicação de ações e de procedimentos para alcançar a segurança humana; desafios e oportunidades para o Brasil na governança global; a reforma do Conselho de Segurança da ONU; migração internacional e a posição do Brasil; segurança alimentar e nutricional na nova agenda de desenvolvimento sustentável; a diplomacia do combate à fome e a contribuição brasileira; o Brasil no âmbito da cooperação global em saúde; governança global do clima; a governança global dos oceanos; e a governança global da internet.

Painéis
Na mesa de abertura do seminário de lançamento, às 15h, participarão Ivan Oliveira, diretor de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (Dinte) do Ipea, Eugênio V. Garcia, ministro chefe da Divisão das Nações Unidas do Ministério das Relações Exteriores (MRE), além de Guilherme Schmitz e Rafael Assumpção Rocha, organizadores do livro.

No primeiro painel, Adriana Erthal Abdenur, pesquisadora do Instituto Igarapé, e Robert Muggah, diretor de pesquisa e coordenador do Programa de Segurança Cidadã, também do Instituto Igarapé, debaterão a diplomacia preventiva sob a perspectiva brasileira. Logo em seguida, Paulo Marchiori Buss, diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz, e Luís Augusto Galvão, pesquisador da Fiocruz, falarão sobre o contexto brasileiro na cooperação global em saúde.

O último painel abordará os desafios e oportunidades para o Brasil na governança global dos oceanos, com as participações de Ana Flávia Barros, professora da UnB, e Jorge Gomes do Cravo Barros, avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

É necessária a confirmação de presença. Para isso, basta enviar e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea