Twitter
Youtube
facebook
LinkedIn
Google +

 

22/03/2018 18:32

Guia Prático de Análise de Políticas Públicas Ex Ante será lançado no Ipea


Resultado de discussões envolvendo Casa Civil, Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento, CGU e Ipea, livro será apresentado no dia 23, em Brasília

Uma publicação que servirá como referência para a construção e avaliação de políticas públicas no país, tanto no âmbito federal como nos estados e municípios, o livro Avaliação de Políticas Públicas - Guia Prático de Análise Ex Ante será lançado nesta sexta-feira, dia 23, durante seminário na sede do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Brasília. O seminário contará com a presença de representantes da Câmara dos Deputados, do Tribunal de Contas da União, do Banco Mundial, da Escola de Administração Fazendária (Esaf) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Aberto ao público, o lançamento ocorrerá das 8h30 às 12h, no auditório Divonzir Gusso.

Segundo Constantino Cronemberger Mendes, coordenador de Estudos Urbanos da Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea, o guia inédito é fruto de uma discussão técnica coordenada pela Casa Civil, envolvendo diversos órgãos, como o Ipea, o Ministério da Fazenda, o Ministério do Planejamento e a Controladoria-Geral da União (CGU). “O objetivo é que o guia sirva para todos os ministérios setoriais e, numa segunda etapa, a pretensão é que chegue aos estados e municípios também como orientação para a elaboração das políticas locais”, explicou.

Mendes afirmou que o Ipea teve um papel central na elaboração técnica e conceitual da publicação, com a utilização de alguns modelos e métodos que o instituto já aplica há bastante tempo, dentro das suas próprias linhas de pesquisa. O guia apresenta discussões sobre os riscos fiscais e os impactos orçamentário-financeiros, assim como estratégias para o monitoramento, o controle social e a avaliação das políticas, com exemplos de ações consideradas boas práticas de políticas públicas e experiências internacionais de países como Inglaterra e Chile.

A partir de abril, serão realizados os primeiros cursos de capacitação e divulgação do guia, com carga horária de 20 horas. Posteriormente, deverão ser oferecidos cursos de aprofundamento, inclusive dentro do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento do Ipea. Na primeira edição do livro, foram impressos mil exemplares. A obra também será disponibilizada em versão eletrônica no Portal Ipea, para o acesso de todos os interessados.

Seminário
A mesa de abertura do seminário de lançamento do guia contará com as participações de Alexandre Ywata, diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea, Marcelo Pacheco dos Guaranys, subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil da Presidência da República, Walter Baere, secretário-executivo adjunto do Ministério do Planejamento, Mansueto Almeida Júnior, secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, e Antônio Carlos Bezerra Leonel, secretário federal de Controle Interno do Ministério da Transparência e CGU.

O primeiro painel abordará a visão de instituições envolvidas na avaliação de políticas públicas, com as colaborações de Otavio Ladeira, secretário-adjunto do Tesouro Nacional, Ricardo Volpe, diretor da Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados, Leonardo Albernaz, secretário de Macroavaliação Governamental do Tribunal de Contas da União, e Antonio Nucifora, economista-chefe para o Brasil do Banco Mundial.

Em seguida, ocorrerá a apresentação do Guia Prático de Análise Ex Ante, com as participações de Fabiana Rodopoulos, subchefe-adjunta de Finanças Públicas da Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil, Alexandre Gomide, diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do Ipea, Francisco Gaetani, presidente da Enap, e Manuel Augusto Alves Silva, diretor-geral da Esaf.

Para participar do evento, é necessária a confirmação de presença. Para isso, basta enviar e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Clique aqui e veja a programação completa!

Vídeo: Confira a entrevista do coordenador Constantino Mendes sobre o guia 

Serviço
Seminário de lançamento do livro Avaliação de Políticas Públicas - Guia Prático de Análise Ex Ante
Data: 23 de março de 2018
Horário: 8h30 às 12h
Local: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) – Setor Bancário Sul, Quadra 1, Bloco J, Edifício BNDES/Ipea, auditório Divonzir Gusso, subsolo

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea